País Basco antecipará eleições de 2013 para outubro próximo

22/08/2012 05:22 - Brasil/Mundo
Por Redação

 

O presidente regional do País Basco, Patxi López, convocará nesta terça-feira as eleições do Parlamento da comunidade autônoma espanhola para o próximo dia 21 de outubro, informaram fontes da presidência do governo basco.

A convocação será uma antecipação das eleições bascas, que deveriam ser realizadas, a princípio, em março de 2013, quatro anos depois do último pleito.

Há meses essa possibilidade era especulada, especialmente depois que o Partido Popular (PP), que governa a Espanha, retirou seu apoio ao Executivo basco presidido pelo socialista López perante a oposição a algumas medidas tomadas pelo governo do presidente Mariano Rajoy.

López rejeitava aplicar algumas medidas de corte decretadas pelo governo central e se mostrou reticente a ter que elaborar orçamentos restritivos pela queda da arrecadação por impostos.

Apesar das dificuldades para governar após perder o apoio do PP, o presidente regional expressou sua decisão de esgotar a legislatura, embora também tenha advertido que seu governo não iria se "arrastar, nem agonizar".

O governo do País Basco é - junto com o da Andaluzia - o único governo regional que o Partido Socialista Espanhol (PSOE) conserva, já que o PP governa a maioria das comunidades autônomas.

A data das próximas eleições, 21 de outubro, é um dia depois do primeiro aniversário do anúncio feito pelo grupo terrorista ETA, que resolveu abandonar definitivamente a luta armada em 20 de outubro de 2011.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..