Menores infratores do Rio vão para novo centro a partir de segunda-feira

22/08/2012 19:01 - Brasil/Mundo
Por Redação

Começa na próxima segunda-feira (22), a transferência de menores infratores que estão internados provisoriamente para o Centro Socioeducacional Dom Bosco, na Ilha do Governador. O novo centro substitui o Instituto Padre Severino - ao lado do novo centro - onde meninos de 12 a 18 anos que cometem atos infracionais ficam abrigados por até 45 dias, até que o juiz de menores decida qual a medida socioeducativa eles vão receber. O Centro Dom Bosco, com piscina semiolímpica, campo de futebol society, jardins e horta, tem capacidade para 58 internos. No local, ficarão apenas os jovens da capital.

"Este centro é um avanço no que se refere a direitos humanos e na recuperação de meninos e meninas que cometem infrações, às vezes muito graves, mas que cabe ao estado oferecer oportunidades a eles. No momento em que se tira esses meninos de jaulas e os coloca tem instalações decentes, com conteúdo, educação, cultura, agricultura, ambientes de lazer, carinho e atenção, as chances e oportunidades de recuperação são muito maiores. Claro que também teremos frustrações, não vamos nos iludir, mas o percentual de recuperação será muito maior ", disse o governador Sérgio Cabral, durante a inauguração do Centro Dom Bosco.

Cabral lembrou que a maioria dos menores infratores são de jovens que não tiveram família estruturada, não tiveram oportunidades e que vivem rodeados de violência. No Dom Bosco, eles vão encontrar educação e atenção para recuperar esses jovens e transformá-los em cidadão.

O Dom Bosco segue orientações da Secretaria de Direitos Humanos, de humanização do tratamento dado a menores infratores. No novo centro, os meninos ficarão em alojamentos para no máximo três pessoas. Eles dispõem ainda de centro de convivência para receber os parentes, além de salas de aulas, e alojamentos individuais para cadeirantes.

Segundo o diretor do Degase, Alexandre Azevedo, a transferência de parte dos 160 meninos internados provisoriamente no Insituto Padre Severino começa na próxima segunda-feira. Irão para o Dom Bosco somente os jovens da capital. Os demais seguirão para o centro da Baixada Fluminense, e até dezembro, para os centros de Volta Redonda, no Sul Fluminense, e para Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

"Atualmente, grande parte dos meninos internados são de outras regiões do estado. Nossa nova filosofia de trabalho visa descentralizar essa internação e deixar o menor mais próximo de sua família. O Dom Bosco é um marco desse novo trabalho. Acabamos com que havia de pior em alojamento. Estamos inaugurando uma nova era, com um novo conceito no que se refere à recuperação de menores infratores", disse Azevedo, acrescentando que até o final do ano estará concluído o prédio anexo do Dom Bosco, com mais 31 vagas para a internação provisória.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..