O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, coordenou reunião nesta terça-feira (21), no hotel Enseada, onde ficou firmada a criação de uma rede de qualificação profissional, com base nos programas federais Pronatec, Planteq e no programa estadual Qualifica Alagoas. Participaram das discussões representantes do Senai, Senar, Ufal, Ifal, Senac, Sest/Senart e pelo governo do estado secretarias de Assistência Social e Educação e da prefeitura a Secretaria de Assistência Social.
As discussões foram articuladas a nível estadual após visita do secretário Alberto Sextafeira e da comitiva da secretaria do Trabalho a Pernambuco, quando conheceram o trabalho integrado do governo do Estado com as instituições que executam programas de qualificação profissional, com base na organização da demanda e da oferta para a otimização dos recursos.
“Vários estados já avançaram com relação a qualificação profissional e Alagoas não pode ficar longe dessa nova linha de atuação, com secretarias e instituições competindo entre si. O governo federal está com recursos para atender a essa demanda e o governo do Estado de forma inédita tem se empenhado e investido recursos próprios para a qualificação profissional. Com isso, temos que aplicar os recursos de forma integrada para atendermos a um número maior de alagoanos com o mesmo recurso”, defende Sextafeira.
O secretário lembrou ainda que Alagoas nunca investiu em qualificação profissional e com o programa Alagoas tem Pressa vai contemplar o estado com cursos previstos até 2016. “O Banco Mundial vai disponibilizar cerca de R$ 30 milhões para qualificação. Por isso estamos mobilizando as instituições afins para que possamos utilizar de forma sábia”, completou Sextafeira.
Toda a demanda e oferta de qualificação profissional de Alagoas será articulada pelo Fórum Estadual já existente, a ser reativado em breve, e sua formatação será apresentada no dia 20 de setembro durante o próximo encontro com as instituições envolvidas. Comissão formada por representantes das secretarias estaduais do Trabalho e Educação, Ifal, Ufal, Senai e Senac vai discutir no dia 28 deste mês, às 10 horas, no Senac, o início dos trabalhos de reativação do fórum.
Em seguida, como sugestão no encontro, deverá ser proposto a criação de um sistema para reunir um banco de dados sobre a oferta e a demanda de qualificação profissional no Estado, em parceria com a Secretaria de Ciencia e Tecnologia.
Ainda na reunião foram colocados a baixa escolaridade de quem busca a qualificação profissional em Alagoas, a implantação do Observatório do Trabalho, cujo projeto está em tramitação para ser iniciado a partir das parcerias entre a Secretaria do Trabalho, Fapeal e Ufal e de que forma o estado pode atender aos trabalhadores rurais que não foram incluídos no Pronatec