A solução que cria um ambiente web para o Sistema Financeiro (Siafem) foi apresentada à comissão da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz/RJ) pela equipe do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) entre a quarta-feira (15) e a sexta-feira (16).
Após conhecer a ferramenta desenvolvida pelo Itec, a comissão decidiu que vai implantá-la no Siafem do Rio de Janeiro. “Nós temos muito a ganhar com essa solução, principalmente em termos de tempo, já que iremos trabalhar somente nos ajustes para adequá-la a nossa versão do Siafem”, comentou o coordenador do Siafem na Sefaz/RJ, Carlos César Oliveira.
O Siafem é um sistema que funciona através de comandos e não possui interface gráfica. Em termos técnicos, é um ambiente console de uso terminal. Com o desejo da Sefaz/AL de que o Sistema Financeiro fosse transformado em ambiente gráfico, o Itec começou a desenvolver a solução.
A tecnologia usada no desenvolvimento foi o Aplinx da empresa Software AG. “Ela permite que uma solução para um ambiente console seja redirecionada para um ambiente gráfico e web”, explica o analista de sistemas do Itec, Genildo dos Santos.
Recém-concluída, a solução está para ser implantada em Alagoas. “A ferramenta foi desenvolvida e está pronta, mas ainda não implantamos por conta das modificações nas regras contábeis exigidas pela União. Devemos implantá-la após as definições das mudanças no sistema financeiro”, comenta o coordenador do Siafem em Alagoas, Marcus Bandeira.
Marcus explica que a ideia é fazer uma parceria com a equipe do Rio no sentido de trocar soluções. O diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira, salientou a importância da troca de experiências com ênfase nos casos de sucesso existentes no país.
Além do coordenador do Siafem no Rio de Janeiro, Carlos César, o Itec recebeu o contador da Sefaz/RJ, Jusson Magrani, e o consultor da empresa Software AG, Ricardo Lange.