Alagoas participa de evento sobre o papel estratégico das tecnologias

16/08/2012 05:27 - Maceió
Por Redação

 

Gestores de todo o País discutem, de 14 a 16 de agosto, o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento da educação e da pesquisa no Brasil. Alagoas é representado pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, que, nesta quarta-feira (15), participa do painel "Redes avançadas, o desafio de implantação e sustentação”. O evento acontece em Brasília e é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A intenção dos organizadores é reservar um espaço para diálogo sobre o projeto, implantação e gestão de infraestrutura de redes, destacando o papel das universidades, da academia e na difusão de conhecimento para a inclusão digital no País. Ainda há a missão de mobilizar para o apoio da comunidade de redes ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), com desdobramentos que propiciem o desenvolvimento tecnológico nacional em conjunto com a política de inclusão digital brasileira.

O secretário Eduardo Setton apresentou aos presentes as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Alagoas nesse segmento, citando os principais projetos que integram os setores público, privado e academia. O secretário destacou o avanço na expansão das universidades públicas federais e estaduais no Estado, dando condições de também difundir a ciência, tecnologia e inovação, com a presença de instituições na Zona da Mata, Agreste e no Sertão.

Identificado a necessidade de um equipamento que faça a integração entre o setor público, a universidade e o setor produtivo, foi construído e desenvolvimento o projeto do Parque Tecnológico Social de Alagoas. O Parque é formado pelos Polos Tecnológicos Agroalimentares de Arapiraca e de Batalha; Polo Tecnológico da Informação, Comunicação e Serviços e Polo Tecnológico da Química, Plástico e Materiais.

Além do secretário Eduardo Setton, participaram do debate neste painel Lygia Pupatto (Ministério das Comunicações), Caio Bonilha (Telebras), Fernando Carvalho (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará). A atividade foi coordenada por Eduardo Grizendi (RNP).
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..