O advogado Marcelo Brabo - que defende o ex-governador e candidato a prefeito Ronaldo Lessa (PDT) - se disse “otimista” em relação ao recurso impetrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas em busca do registro de candidatura do pedetista.

Lessa teve seu registro negado em primeira instância pelo atraso no pagamento de uma multa eleitoral. Hoje, dia 12, a situação do ex-governador se complicou ainda mais com o parecer do procurador Regional, Rodrigo Tenório, opinando pelo não registro do pedetista.

O parecer de Tenório rebate a tese da defesa, uma vez que argumenta que a multa poderia ter sido quitada antes. Pois bem, Marcelo Brabo acredita em uma vitória no Tribunal Regional Eleitoral. “Somos otimistas porque acreditamos no Direito”, diz ele.

Brabo ainda afirma que o julgamento deve ocorrer nesta semana, no mais tardar na próxima quinta-feira, 16. “O parecer do doutor Rodrigo Tenório é de natureza opinativa e já entregamos o memorial aos desembargadores. Esperamos confiantes. Até quinta-feira teremos o resultado”.

O parecer de Rodrigo Tenório foi abordado por Ricardo Mota em seu blog, no portal Tudo Na Hora. Brabo diz que ainda não teve acesso oficialmente a este.

Caso não consiga o registro no TRE/AL, a situação de Ronaldo Lessa se complica e ganhará mais força as conversas de bastidores dando conta da busca de um substituto dentro do próprio chapão. A tese do “substituto” - oficialmente! - já foi rebatida.

Em todo caso, perdendo no Tribunal, ainda restam dois cartuchos, conforme apurou o blog. Recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral por meio de um Recurso Especial. Perdendo novamente, apelar para o Supremo Tribunal Federal (STF). Brabo acredita que não será preciso tanto.

Aguardemos. Em Maceió, Lessa é o único que disputa a Prefeitura Municipal que teve o registro da candidatura negado em primeira instância.

Estou no twitter: @lulavilar