Educadores da 1° Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participam nesta sexta-feira (10) de um ciclo de palestras e oficinas direcionadas ao fortalecimento do valor das bibliotecas nas escolas da rede pública estadual. As atividades do Projeto Biblioteca Escolar tiveram início na última segunda (6) na sede da coordenadoria, na Rua Melo Morais, Centro, das 8h às 17h.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o projeto pretende orientar os professores que atuam nas bibliotecas das unidades de ensino para a manutenção do ambiente de leitura como prioridade escolar, reciclar noções de organização da biblioteca e transformar o ambiente em um lugar onde os estudantes sintam prazer em visitar e explorar.
“As salas de leitura devem ser recriadas de forma dinâmica para que haja motivação por parte dos alunos em usá-las. Para isso, devemos qualificar os educadores da área para o desenvolvimento de métodos que atraiam os estudantes para o hábito da leitura”, explicou a coordenadora da CRE, Soninha Ferreira.
Segundo a técnica da Unidade Regional de Apoio às Escolas (Unrape) e responsável pelo encontro, Vanilda Santos, além de proporcionar a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, o hábito da leitura entre os jovens reflete diretamente na melhoria dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Palestras e oficinas
No encontro, os professores são contemplados com palestras e oficinas ministradas por especialistas em temas como a organização e estruturação da biblioteca, atração e dinamização do conteúdo, educação patrimonial, conservação do acervo e treinamento do corpo docente.
De acordo com as irmãs Marize e Mércia Sarmento, ambas contadoras de histórias e responsáveis pelas oficinas de ilustração de contos e obras literárias, é preciso criatividade, vontade e empenho dos professores para tornar a leitura atraente aos olhos das crianças.
“É preciso incentivar a imaginação por meio da socialização da leitura, do reconto por meio de trabalhos que expressam, sob outros suportes, a mesma história”, afirmou Marize.
Para Mércia, que também é professora da rede pública estadual, é importante que haja a consciência e empenho dos professores, antes mesmo dos alunos. “Se o estudante não vai à biblioteca, então que a biblioteca vá até ele nas salas de aula, com a apresentação de livros do acervo da escola por meio de trabalhos dinâmicos e outros métodos de atração”, disse.
Programação
As palestras do Projeto Biblioteca Escolar terão continuidade nesta quinta e sexta-feiras (9 e 10), respectivamente, com as temáticas “Conservação do acervo”, ministrada por Dalmariz Carvalho Pugliesi e Maria Gorete Medeiros, e “Treinamento do Corpo Docente”, com Maria Luiza Russo.