Órgãos do setor turístico estiveram reunidos, na terça-feira (7), na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife, para dar continuidade às discussões sobre a malha aérea do Nordeste. O objetivo do projeto, de iniciativa conjunta da Superintendência e da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), é criar estratégias para fortalecer a malha aérea regional e promover sua expansão.
No encontro, que teve a participação dos secretários de turismo dos estados e de quatro companhias aéreas, foram apresentados os objetivos da expansão, os resultados esperados e os entraves e consequências sofridas pelos estados da região em decorrência da deficiência da malha aérea.
Na oportunidade, Alagoas foi representado pelo superintendente de Investimentos de Turismo da Setur, Marcos Pradines. Segundo o superintendente, como resultado final da reunião, os estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, vão propor a redução do ICMS sobre o querosene de aviação.
Segundo Pradines, para que o objetivo do projeto seja alcançado é necessário a criação de estratégias que visem o incentivo fiscal e tributário para as companhias aéreas. “Essa proposta vai contribuir para o incremento da malha aérea do Nordeste, com a criação de novos roteiros e ampliação dos já existentes, tanto para pessoas como para cargas”, enfatizou.
Um novo encontro ficou marcado para o dia 13 de setembro na Sudene, onde o assunto será retomado e apresentadas as novas diretrizes.