O município de Satuba vai sediar, nesta quarta-feira (8), a 1ª Conferência Regional Metropolitana dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento ocorrerá no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Satuba, e apresentará como tema “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: novas perspectivas e desafios”.
Durante o evento – que é uma realização da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), por meio da Superintendência de Direitos Humanos e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência – serão eleitos 20 delegados que participarão da etapa estadual, que acontecerá no dia 31 desde mês. Para o encontro, estão sendo aguardadas mais de 100 pessoas.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Roberto Freire, ressaltou a importância da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, ratificada no Brasil com status de emenda constitucional. “Não queremos mais o assistencialismo, o olhar penalizado para as pessoas. Com essa convenção, buscamos direitos humanos, direitos sociais, direitos econômicos e direitos políticos”, complementou.
Segundo ele, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, incorporada pelo Brasil em 2008, “instituiu novo paradigma ao dizer que a limitação não está nas pessoas, e sim na sociedade que as cerca, como estruturas físicas inacessíveis, falta de oportunidade no sistema educacional e o preconceito”.
“Realizamos conferencias regionais preparatórias para a etapa estadual em Penedo, Arapiraca, Maragogi e Santana do Ipanema”, assinalou Freire. O evento de Satuba contará com a presença da secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born.
A etapa nacional da Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada entre os dias 3 e 6 de dezembro deste ano, em Brasília (DF).