O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes (PRB), que é candidato à Prefeitura Municipal de Maceió, usou a tribuna da Casa de Mário Guimarães - na manhã de hoje, dia 07 - para falar de compra de votos na capital alagoana, em especial no bairro do Tabuleiro do Martins, seu reduto eleitoral.
Galba Novaes não é mais candidato a vereador, mas - evidentemente - busca a transferência de votos para o filho, o peemedebista Galba Novaes Neto, que tenta conquistar uma das cadeiras do “parlamento-mirim”. Novaes - o pai! - é enfático: “este ano, a compra de votos está maior que os outros anos”.
“Não estranhem, colegas da Câmara, se aparecer figura aqui (no parlamento-mirim) que ninguém nunca viu. Alguém até o que o povo nem sabe nome. Lá no Tabuleiro, tem um candidato que o povo até fala o nome dele errado, nem sabe o nome. É tanto adesivo desse candidato na região do Tabuleiro do Martins. Ele vai quebrar a cara lá”, diz o presidente da Casa.
Novaes - o pai! - não revela o nome do rival - ou dos rivais - “do cadastro”, mas fez questão de frisar: “quem estiver comprando voto por lá que tome cuidado. Corram do Tabuleiro, porque as armadilhas que eu vou colocar é grande”. Olha só: o aviso está dado. O recado de Galba Novaes não seria dado se a carapuça não tivesse endereço certo. Em outras palavras: foi entendido por quem deveria entender!
O presidente da Câmara diz ainda que orienta seus eleitores: receba o dinheiro e vote contra. “Eu não compro voto. Se quiser votar em mim, vota. Se não quiser, não vota. Lá, eu tenho projetos. Mas, é algo absurdo o que um candidato está fazendo por lá (Tabuleiro do Martins)”. Ainda complementa: “não tem mais a lista de cadastro. Agora, é só na palavra. Agora sem nada, é que o eleitor vai enganar mesmo quem tentar comprar a consciência da população”.
O pronunciamento de Galba Novaes foi acompanhado por vários edis, que ressaltaram veementemente o perigo da compra de votos. De ser um ato deplorável - na opinião de todos os edis - que acabam levando ao “parlamento-mirim” quem não representa o povo. Falam da necessidade da consciência política da sociedade em busca de quem tem compromissos com a sociedade, como alertou outros edis em aparte a Galba Novaes.
O apoio a Galba Novaes é interessante, afinal mostra que na Casa de Mário Guimarães ninguém chegou ali comprando votos, não é mesmo? Ufa! Agora, ficamos mais tranquilos com os pronunciamentos dos nossos edis cheios de consciência política, acompanhando o pronunciamento de Novaes.
Estou no twitter: @lulavilar