Spyker entra com ação para impedir reestruturação da Saab

06/08/2012 11:34 - Carros
Por Redação
Image

A marca especializada em carros esportivos Spyker apresentou nesta segunda-feira (6) um processo contra a General Motors no tribunal distrital leste de Michigan, nos Estados Unidos. Esta queixa foi feita em nome da Saab, que já foi subsidiária da Spyker, e acusa a montadora norte-americana de levar deliberadamente à falência o grupo sueco, bloqueando um acordo com um investidor chinês. A holandesa Spyker busca pelo menos US$ 3 bilhões em danos compensatórios, bem como os danos e juros punitivos e honorários advocatícios.

"As ações da GM tiveram o objetivo direto e intencional de dirigir Saab Automobile à falência, interferindo em uma transação entre a Saab Automobile, Spyker e Youngman, que teria permitido Saab Automobile se reestruturar", afirmou Victor Muller, chefe-executivo da Spyker

A Saab parou a produção em maio de 2011, quando já não podia pagar fornecedores e funcionários. A empresa foi à falência em dezembro, menos de dois anos após a GM a vender a Spyker. Segundo a Spyker, a GM impediu acordo com a empresa chinesa Youngman. O objetivo da marca seria evitar a transferência de tecnologia ao grupo chinês. O porta-voz da GM, James Cain, disse que a montadora dos EUA ainda não teve acesso ao, mas acrescentou "ser difícil de acreditar."

Novo dono chinês
Após a falência, a Saab foi adquirida pelo grupo de investidores chineses, japoneses e suecos National Electric Vehicle Sweden (Nevs). O Nevs anunciou a aquisição em junho de 2012 e não divulgou detalhes de valores. A empresa planeja lançar um veículo elétrico utilizando como base o modelo Saab 9-3. Além disso, prepara um modelo movido a eletricidade totalmente novo para 2014.

Falência
A Saab, fabricante de carros marcantes desde 1947, foi declarada insolvente no final de 2011, com dívida de cerca de 13 bilhões de coroas suecas (1,8 bilhão de dólares). Os administradores da montadora vinham procurando um comprador desde então. O presidente-executivo e principal dono da Nevs é o chinês com cidadania sueca Kai Johan Jiang. Enquanto isso, o presidente do conselho da Nevs é Karl-Erling Trogen, um ex-diretor da divisão de caminhões e equipamentos de construção da Volvo.

64 anos de história
A marca existe há 64 anos e foi criada pela Saab AB, uma empresa aeroespacial e de defesa da Suécia fundada em 1937 — que, inclusive, disputa a concorrência para a produção de caças para o Brasil. De 1947 a 1990, a fabricante de aviões foi a "empresa-mãe" da fabricante de automóveis Saab Automobile.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..