Contrariando as orientações de sua equipe de marketing, o candidato à prefeitura de Maceió Ronaldo Lessa (PDT) voltou a atacar o governador Teotonio Vilela e o candidato Rui Palmeira (PSDB), do mesmo partido do governador.

Em caminhada realizada na última sexta-feira no Vergel do Lago ao lado dos senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB), Lessa chamou Vilela de “cara de jaca” e disse que Palmeira era “mentiroso”.

Na semana passada, em reunião no Hotel Colonial, na Ponta Verde, a equipe de marketing de Lessa teria repassado à equipe de campanha do candidato e a correligionários a informação de que orientaria Lessa a não mais atacar diretamente Vilela e Palmeira.

Em avaliação do marqueteiro de Lessa, o publicitário gaúcho Gabriel Aquino, a repercussão negativa do episódio em que Lessa chamou Vilela de “cara de buraco”, ocorrido durante caminhada de Lessa na Grota do Cigano, teria prejudicado ainda mais imagem do candidato do PDT.

Com registro de candidatura negado pelo TRE, Lessa recorreu da decisão e aguarda julgamento da justiça.

A fala de Lessa chamando Teo Vilela de “cara de jaca” ganhou repercussão nacional, sendo publicada por veículos como o carioca O Globo e o portal Terra. A mídia nacional reproduziu reportagem feita pelo correspondente alagoano, jornalista Odilon Rios. Na caminhada do Vergel, Lessa também comparou os réus do escândalo do mensalão, em julgamento pelo STF, ao herói e mártir da democracia nacional Tiradentes.

A comparação entre mensaleiros e o líder da Inconfidência Mineira ganhou repercussão no twitter, onde Lessa foi chamado de "pândego" ("brincalhão" ou gaiato) pelo pernambucano líder nacional do PPS, Roberto Freire. "Ronaldo Lessa é um pândego. Mensaleiros são os novos Tiradentes. Que comparação mais bizarra" "tuitou" Freire.

Ainda segundo a reportagem, Lessa disse que “não sente vergonha” em contar com o apoio dos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor.

Marketing de Lessa tenta convencê-lo a parar com as críticas

O Cada Minuto apurou que estas falas do ex-governador preocupam a equipe de marketing da campanha. Na reunião do Hotel Colonial, realizada na quarta-feira (01), teria sido discutido um “remodelo” da imagem de Lessa, com o objetivo de torná-la menos agressiva e, assim, garantir a vitória na eleição já no primeiro turno, contando com os votos da periferia, localidade onde o prefeito Cícero Almeida tem grande popularidade.

E para alcançar este objetivo o marketing de Lessa pretende focar a imagem do ex-governador como “paizão do povo” e como representante da continuidade da gestão Almeida.

Tanto que uma das peças publicitárias em produção pela equipe de marketing pretende trazer um forrozeiro apontando para Ronaldo Lessa e o indicando como candidato do prefeito Cícero Almeida, que é também cantor de forró e, inclusive, gravou o jingle da chapa que tem como vice-prefeito o ex-secretário de infraestrutura Mozart Amaral (PMDB).

Outro objetivo do marketing de Lessa seria pontuar que o candidato do chapão ainda representa o “novo” na política local, em contraposição a Rui Palmeira, que é filho do ex-governador Guilherme Palmeira, hoje ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU).

Palmeira divide o apoio do Palácio República dos Palmares com o candidato Jeferson Moraes (DEM), apoiado pelo vice-governador José Thomaz Nonô (DEM).