Rodrigo Maia (DEM) e Marcelo Freixo (PSol) se apresentaram como os candidatos mais críticos ao governo do prefeito e candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB) no debate realizado na noite desta quinta-feira (2), na sede da TV Bandeirantes, em Botafogo, na zona sul do Rio. Paes se defendeu citando algumas obras realizadas desde 2009, quando assumiu o cargo. Aspásia Camargo (PV) e Otávio Leite (PSDB) exerceram de forma menos contundente a oposição à gestão atual.
Duas vezes sorteado para iniciar a rodada de perguntas entre candidatos, Rodrigo Maia surpreendeu ao escolher Freixo como alvo. Segundo o representante do DEM, tratou-se de uma estratégia. “Eu achei oportuno. Levantei as questões, pois sabia que o Freixo iria complementar”.
O primeiro tema levantado pela tabelinha foi milícia e seus “braços econômicos”. Maia preparou e Freixo completou. O candidato do PSol, que presidiu a CPI sobre o tema, tratou como necessário o corte das vans irregulares, gatonet e agiotagem. Segundo ele, são esses os pilares que sustentam milicianos e promovem a multiplicação da “classe”.
Na primeira oportunidade que teve para tratar do assunto, Paes se esquivou e não tratou diretamente sobre milícia. Ele apenas citou o licenciamento de vans promovido ao longo de seu mandato, sobretudo na zona oeste. Através de licitações tratadas com cooperativas, cada veículo recebeu autorização individual. O prefeito reconheceu, porém, que ainda é preciso mais e falou sobre integração entre esses transportes e o BRT, através do Bilhete Único.
A tabela Maia-Freixo voltou à cena no início do terceiro bloco. Rodrigo perguntou o que o representante do PSol pensava sobre investimentos de mais de R$ 90 milhões em publicidade que, segundo ele, foram feitos ao longo da gestão Paes. Freixo se referiu como “absurdo” e disse que a verba deveria ter sido direcionada a outros setores, como educação e saúde.
Os dois temas destacados por Marcelo Freixo, aliás, foram usados para novas críticas. Ele e Maia atacaram os dois setores, destacando falta de profissionais e baixos salários. Paes se defendeu. Frisou os investimentos para modernização e construção de unidades e afirmou que os resultados obtidos são satisfatórios. O prefeito lembrou que o Rio está entre os municípios mais bem colocados no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica).
Aspásia Camargo tratou com maior intensidade sobre conceitos de uma cidade sustentável, tocando em pontos considerados críticos por ela: saneamento e poluição de praias e rios.
O candidato Otávio Leite também se referiu ao tema, apontado para a pouca efetividade do emissário da Barra. Ele propôs ainda mais creches e integração entre faculdades de medicina e hospitais municipais.
Londres 2012
O R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres em cinco canais exclusivos, 24 horas. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.