A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas participou, nesta sexta-feira (3), do Demoday, o primeiro evento de start ups do Estado. Na ocasião, a instituição firmou o compromisso, junto aos empreendedores presentes, de abrir as portas para as empresas do ramo, que necessita de apoio para desenvolver os seus negócios.

O evento, que foi realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, contou com a participação de centenas de empreendedores de diversos ramos, principalmente do setor de tecnologia da informação e de comunicação.

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, que abriu a apresentação da instituição, esta oportunidade é única tanto para os empreendedores terem contato com uma instituição financeira, quanto para a Desenvolve conhecer quem são os seus potenciais clientes. “Este auditório está lotado de pessoas que querem, além de desenvolver os seus negócios, contribuir para o crescimento econômico de Alagoas. Este objetivo casa com a missão da Desenvolve e é por isso que devemos unificar as ações da agência com as atividades dessas pequenas empresas”, ressaltou.

Entre as palestras do dia, o destaque foi para a apresentação do empresário Cássio Spina da Anjos do Brasil. A instituição é uma organização sem fins lucrativos criada para fomentar o crescimento do investimento-anjo no Brasil, apoiando o desenvolvimento do empreendedorismo de inovação.

“O Investidor-Anjo é normalmente um empresário ou executivo que já trilhou uma carreira de sucesso, acumulando recursos suficientes para alocar uma parte para investir em novas empresas, bem como aplicar sua experiência apoiando a empresa”, explicou João Kepler, idealizador do evento.

Oportunidades

Para os empreendedores que não foram contemplados com o investimento proposto pela Anjos do Brasil, a Desenvolve pretende adaptar as suas linhas de crédito e seus programas de fomento para o setor para que os projetos sejam valorizados e desenvolvidos.

O evento contou ainda com uma apresentação de todos os projetos de fomento e linhas de crédito disponíveis na Desenvolve. O destaque foi para o projeto Prêmio Talento Wiki e a linha Crédito Competitivo.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, mesmo que as demandas das start ups não sejam contempladas pelos projetos já existentes, os empreendedores devem procurar a agência para uma negociação. “Pretendemos estreitar os laços com os pequenos empreendedores, criando programas e linhas de financiamento de acordo com as suas necessidades”, destacou.

Startups

Na maior parte das vezes, as start-ups são empresas de pequena dimensão, mas que geram um interesse cada vez maior das indústrias tradicionais na criação e desenvolvimento de conceitos. Elas podem ser pequenos projetos empresariais, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras, frequentemente de base tecnológica, mas também podem resultar da iniciativa de grandes grupos empresariais.