Cerca de 145 processos da 1ª Vara Criminal da Capital - Infância e Juventude, referentes a atos infracionais como furto, roubo, tráfico de drogas e posse de entorpecentes cometido por menores de idade, estão sendo adiantados no mutirão promovido, nesta sexta-feira (03), pelo projeto Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

A ação acontece na sede da unidade Judiciária, no bairro da Ponta Verde. Durante a manhã, são realizadas audiências de continuação, já no período da tarde as crianças e os jovens infratores comparecem acompanhados pelos pais ou responsáveis para as audiências de apresentação.

“O mutirão é fundamental para agilizarmos os processos da Vara, uma vez que a Justiça procura aplicar as medidas socioeducativas o mais rápido possível”, explicou o magistrado titular da 1ª Vara Criminal da Infância e Juventude.

Nos casos de infrações mais leves, os menores permanecem na convivência familiar, cumprindo medidas socioeducativas. Caso haja descumprimento das medidas estabelecidas, o menor pode ser internado. Segundo o escrivão Jaime Buarque, em média 90 processos referentes a atos infracionais de menores dão entrada na 1ª Vara da Infância e Juventude por mês.