A Liga Espanha (LFP) divulgou na última quarta-feira a tabela do Campeonato Espanhol 2012/13, que começa no sábado, dia 18 de agosto, com três jogos marcados para as 23h (horário local).

A medida revoltou o Atlético de Madri, que estreia às 23h do domingo, jogará a segunda rodada na noite de segunda-feira, às 22h e, logo em seguida, viaja para Mônaco, na França, para se preparar para o confronto contra o Chelsea, na sexta, pela Supercopa da Europa. Três dias depois já tem a terceira rodada do Espanhol.

A revolta do clube de Madri e os horários das 23h, sobretudo, têm causado polêmica na Espanha, o que obrigou a federação de futebol do país a emitir um comunicado para se explicar.

Segundo a LFP, as partidas marcadas para as 23h visa evitar que os jogadores sejam expostos ao calor, já que o verão na Europa dura até setembro.

"Os horários fixados para a primeira e segunda rodada estão condicionados pelos acordos com a Associação de Futebolistas Espanhóis e a Real Federação Espanhola de Futebol para a elaboração do calendário da liga", diz o comunicado.

"Este compromisso é consequência da necessidade de proteção aos desportistas diante das altas temperaturas que podem ocorrer no mês de agosto na Espanha. Por esse motivo, os horários estabelecidos foram criados em caráter excepcional para as rodadas deste mês".

Desse modo, as partidas voltam aos horários normais na terceira rodada. Mesmo assim, o Atlético de Madri não está satisfeito com as datas das suas primeiras partidas. O clube estuda não entrar em campo na segunda, dia 27.