O caráter “democrático” da internet, que permite a qualquer um dizer o que quiser, está causando polêmica mais uma vez. Agora, alguns jovens começaram a usar a rede para demonstrar adoração por James Holmes, que entrou no cinema armado durante a estreia do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge e matou 12 pessoas no Colorado, Estados Unidos.
Os fãs de Holmes na internet, que se autointitulam “Holmies”, começaram com a polêmica criando uma dezena de Tumblrs homenageando o atirador. No entanto, as publicações começaram a gerar (rapidamente) revolta e repulsa nos outros usuários da rede.
O site Mashable, especializado em tecnologia, até coletou algumas das melhores. Uma delas diz: “Algumas garotas adolescentes criaram um fanatismo sobre James Holmes e se chamam de ‘Holmies’. Não consigo decidir se estou nervoso ou triste”. Outro usuário chamou os Holmies de “assustadores”.
A grande questão é que o Tumblr é um site que vive mais de imagens do que de texto. Normalmente é praticamente uma imagem atrás da outra, seguida de uma pequena legenda — ou legenda nenhuma. E, para poder alimentar os Tumblrs, elas colocam suas próprias fotos.
Todas elas usam roupas quadriculadas nas fotos, porque James teria sido preso usando uma roupa xadrez. E, além disso, ainda fazem alguns desenhos (sim, usando lápis de cor) do atirador e até declarações de amor.
Um usuário, que segundo o tabloide britânico Daily Mail usava o nome de “jimbosplaidshirt”, disse que queria mandar uma carta para o atirador: “Acabei de terminar minha carta. É provavelmente bem melosa, irritante, mal escrita e/ou enfadonha. Penso em tantas perguntas que queria fazer para ele”.