Representantes de 23 instituições que trabalham com crianças entre zero a seis anos assinaram na quarta-feira (1º), na Sala dos Conselhos do Palácio República dos Palmares, o termo de adesão à Rede da Primeira Infância do Estado de Alagoas (Repi-AL). Na ocasião, três dos oito candidatos a prefeito de Maceió convidados para o evento, compareceram e assinaram o termo de compromisso dos “22 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente”.O compromisso assumido pelos candidatos na solenidade foi de, se um deles eleito, será implantado o Plano Municipal pela Primeira Infância.

A secretária Katia Born falou sobre os recursos liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à Repi-AL. “Mesmo tendo Conselhos Tutelares nos seus 102 municípios, Alagoas ainda não dispõe de uma rede de informação onde todos possam participar e ver como se inserir. Estamos trabalhando para fortalecer essa rede de informações”, assinalou ela.

Em seguida, o superintendente de Políticas para a Criança e o Adolescente, Claudio Soriano, fez a apresentação da Rede da Primeira Infância do Estado de Alagoas. Ele explicou que a Repi tem como objetivo fomentar a elaboração, o aprimoramento e a integração das políticas públicas para a primeira infância, além de consolidar e disseminar as informações sobre os conhecimentos recentes e temáticas da faiza etária de 0 a seis anos. “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, destacou ele.

Na sequencia, a secretária adjunta da Assistência e Desenvolvimento Social e coordenadora do Comitê Estadual do Pacto “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido", Juliana Vergetti, apresentou a publicação “O município e a criança de 0 a 6 anos”. Segundo Juliana, o pacto é uma iniciativa que reúne governos, sociedade civil, e empresas em torno da garantia dos direitos de cada criança e adolescente da região.

Ainda durante o evento, os candidatos a prefeito de Maceió Rosinha da Adefal, Rui Palmeira e Galba Novaes assinaram o “22 do Estatuto da Criança e do Adolescente”. Entre os compromissos assumidos, está a promoção e participação de debates, durante a campanha eleitoral, sobre questões que digam respeito à criança, ao adolescente e às suas famílias.