Falta de informação e apreensão. Assim está a família de José Gerasmo de Almeida, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Delmiro Gouveia onde reside, e que está internado no Hospital Geral do Estado (HGE), com um quadro avaliado como gravíssimo.

José Gerasmo deu entrada no HGE na quarta-feira (25), após sentir dores abdomnais e muita tosse. Chegando à unidade hospitalar, alguns exames foram feitos e foi constatado um problema na ilíaca interna, principal artéria que passa pela pelve e o abdômen.

A família do político de 60 anos lamenta a situação do patriarca da família, que se encontra na ala amarela 2 do HGE, em estado gravíssimo. “Além da dificuldade por conta do estado de saúde, tem também a questão da falta de informação. Ele tem um problema grave, mas não sabemos nada, o que será feito e o tempo está passando”, disse a filha Valcéia de Almeida.

De acordo com os parentes do paciente, a informação passada nos últimos dias foi que, uma ressonância, que não será feita no HGE, irá apontar qual a gravidade do problema, assim como a necessidade do processo cirúrgico. Esta mesma informação, só foi passada porque o deputado estadual, Judson Cabral (PT), intercedeu no caso.

Porém, a filha continua afirmando que precisa de uma posição do hospital para que qualquer decisão seja tomada, até uma possível transferência do paciente. “Nós queremos saber o que vai acontecer. Não podemos deixar o tempo passar e a situação só piorar. Se tiver de mudar de hospital, vamos correr atrás, mas precisamos de resposta”, disse a filha, ao lado da mãe desolada.

Segundo a assessoria de comunicação do HGE, o diagnóstico do paciente já foi feito. Um aneurisma na aorta é o motivo do estado gravíssimo de José Gerasmo. Diante do quadro, ficou confirmado que nenhum hospital em Maceió realiza o procedimento cirúrgico, sendo necessária a transferência para o Estado de São Paulo.

Como o paciente é atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contatos feito pelo próprio secretário de Estado da saúde, Alexandre Toledo, juntamente com o Hospital do Açucar, com unidades paulistas, que tenham vaga para recebê-lo.

O HGE ainda informou, que o estado de saúde do paciente é grave, mas ele encontra-se acordado e consciente.