A Receita Federal está intimando mais de mil contribuintes na cidade de São Paulo por ter encontrado “fortes indícios” de inclusão de despesas dedutíveis falsas em suas declarações.
Recibos de despesas médicas, gastos com educação, contribuições à previdência privada e pensões alimentícias inexistentes ou artificialmente infladas estão entre as principais irregularidades encontradas.
Estão sob a mira do Fisco declarações entregues nos últimos cinco anos, dos exercícios de 2008 a 2011. A operação, batizada de “Folia das Deduções”, tem a finalidade de combater fraudes nas deduções do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF).
A Receita também investiga o envolvimento de contadores, escritórios de contabilidade, assessorias e consultorias tributárias que prestam serviços para grupos de servidores públicos e funcionários de grandes empresas.
Se as fraudes forem comprovadas, o imposto devido terá que ser recolhido com multa de 150% e juros Selic. Além disso, os contribuintes e profissionais envolvidos podem responder a processo criminal.