A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) inicia, na próxima semana, o curso de capacitação para os selecionados no programa Brasil Alfabetizado, ação que tem o objetivo de diminuir o índice de analfabetismo de Alagoas. No período de 6 a 10 de agosto, a capacitação acontece para os alfabetizadores das cidades de Maceió, Rio Largo e Palmeira dos Índios.

Os profissionais devem cumprir 40 horas inicias e, posteriormente, realizarão o curso de formação continuada de 64 horas, divididas em oito meses. Para os professores de Maceió e Rio Largo, as aulas serão realizadas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Já para os selecionados de Palmeira dos Índios, a formação será na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

A gestora local do programa Brasil Alfabetizado da SEE, Adeilma Maria Fonseca, explica que a capacitação é um critério do programa para a preparação dos professores que serão os responsáveis pelas turmas de alfabetização. “As capacitações serão divididas por município e serão realizadas durante todo o mês de agosto”, afirma.

O programa do Governo Federal ofertou vagas para os cargos de alfabetizadores, tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e coordenadores de turma para alfabetização de jovens e adultos da capital e do interior do Estado. Os alunos alfabetizados poderão ingressar na rede pública estadual e municipal para a continuidade dos estudos nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Atuação

Os profissionais selecionados vão trabalhar com analfabetos absolutos a partir de 15 anos de idade. O período destinado às aulas é de oito meses. Os alfabetizadores terão turmas de no mínimo sete alunos e no máximo 25 para a zona rural ou no mínimo 14 alunos e no máximo 25 para a zona urbana.

Os alfabetizadores podem obter mais informações com a SEE no telefone (82) 3315-1254.