O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta segunda-feira (30), do programa Pajuçara Manhã, na TV Pajuçara, para falar sobre os resultados obtidos após 30 dias de implantação do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas. Ele ressaltou a queda no índice de homicídios e a continuidade das ações implementadas no Estado.
“Em 30 dias, houve redução de 39% no número de homicídios com relação à média dos últimos 6 meses. O Brasil Mais Seguro é um plano permanente e definitivo, com ações de curto, médio e longo prazo. O resultado já aparece também em número de inquéritos instaurados, prisões efetuadas e, por meio do mutirão das polícias, agentes estiveram no local de 100% dos homicídios, o que dá mais agilidade na apuração dos casos”, disse.
Ele também ressaltou que a situação permite a elucidação dos crimes e punição dos criminosos. “A participação das Polícias Federal e Rodoviária Federal e da Força Nacional ajudam no combate à criminalidade, o que diminui a sensação de impunidade que leva o criminoso a ficar mais audacioso”, explicou.
De acordo com o Teotonio Vilela, o plano é um esforço conjuntos dos governos estadual, federal e municipal com todos os poderes constituídos e com a participação da sociedade, que, segundo ele, pode participar de muitas formas. “Seja denunciando mais, como já estão fazendo; não alertando sobre a ocorrência de blitzes; ou os proprietários de restaurantes não servindo bebidas alcoólicas a adolescentes. Enfim, é um plano que deve envolver toda a sociedade”, afirmou.
Durante a entrevista, o governador relacionou as ações compreendidas no Brasil Mais Seguro – Alagoas, como a construção do novo Instituto Médico Legal (IML), a instalação de câmeras de vídeomonitoramento em Maceió, a ampliação das bases de polícia comunitária e a chipagem de viaturas, o que vai conferir mais rapidez e eficiência no atendimento das ocorrências.
O chefe do Executivo falou ainda sobre os concursos para as polícias. “Foram finalizadas as inscrições para o concurso da Polícia Militar e, no próximo dia 9, serão abertas as inscrições para o concurso da Polícia Civil, que inclui novos peritos. Assim, estamos promovendo a reestruturação das polícias”, acrescentou.
Teotonio Vilela disse que, de acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, oito estados já solicitaram a implantação do Brasil Mais Seguro. “No momento, o esforço será mantido e concentrado apenas em Alagoas”, ressaltou ele, lembrando que a secretária garantiu a continuidade do programa no Estado para que as ações sejam efetivas e duradouras. “Esse, além de ser um plano de governo, deve ser um plano de todos nós, pais e mães de família, que queremos uma sociedade mais tranquila e segura”.
O governador informou ainda que participará de uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff, quando deverá propor a criação de um plano complementar para a educação. “Precisamos reforçar a retaguarda do que estamos conseguindo com o Brasil mais Seguro. É preciso investir mais na ampliação do número de escolas e em escolas de tempo integral para que as nossos jovens não fiquem vulneráveis ao crime. É importantíssimo que eles tenham ações voltadas para a produtividade”, afirmou, acrescentando que, dentro de 40 dias, o Governo deverá abrir inscrições do concurso para professores.
Ações