T. Pereira quebra "maldição", bate Phelps e é prata nos 400 m medley

28/07/2012 14:19 - Futebol
Por Redação
Image

A "maldição" de ficar sempre atrás dos fenômenos, dos melhores nadadores do mundo, dos inalcançáveis terminou neste sábado para o brasileiro Thiago Pereira. Em prova dos 400 m medley dominada pelo americano Ryan Lochte, que ficou com a medalha de ouro, o brasileiro venceu o fenômeno Michael Phelps e terminou com a prata.

É a primeira vez desde a Olimpíada de Sydney 2000 que Michael Phelps fica sem medalha de uma prova olímpica disputada: terminou em quarto. Seu tempo foi de 4min09s28. Lochte venceu com 4min05s18, seguido de Thiago Pereira, que cravou 4min08s86. O bronze ficou com o japonês Kosuke Hagino, com 4min08s94.

A "maldição" de Thiago Pereira era sempre contar com competidores muito acima de seu nível: destaque a nível pan-americano, era superado por Phelps, Lochte e pelo húngaro Laszlo Cseh. Este sequer passou para a final dos 400 m medley. Com Lochte, o brasileiro não conseguiu concorrer. Mas pelo menos deixou Phelps para trás.

Ryan Lochte terminou o primeiro estilo, borboleta, em primeiro, e abriu grande vantagem no nado costas, enquanto Phelps aparecia em terceiro e Thiago Pereira, apenas em quinto. No nado peito, no entanto, o brasileiro melhorou, passou os rivais e ficou em segundo lugar.

A competição esquentou na série final. Lochte se manteve em primeiro, confirmando a vitória tranquila, enquanto Thiago disputou por centímetros a prata com o japonês Kosuke Hagino. Michael Phelps perdeu ritmo e acabou até mesmo fora do pódio, com a quarta colocação.

Apelidado "Mr. Pan", Thiago Pereira é dono de 18 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo 12 de ouro, um recorde para os padrões brasileiros. Em Jogos Olímpicos, no entanto, nunca conseguiu destaque: em Atenas 2004 ficou em quinto lugar nos 200 m medley, enquanto que em Pequim terminou a mesma prova na quarta colocação. Sempre ofuscado por Michael Phelps.

O que Pereira fez em âmbito pan-americano, Phelps conseguiu em âmbito mundial: em duas edições de Olimpíada, ficou com 16 medalhas, sendo 14 de ouro. Foi um dos responsáveis por ofuscar o brasileiro, ao lado do compatriota Ryan Lochte e do húngaro Laszlo Cseh. Phelps havia passado para a final com o oitava tempo, raspando, enquando Lochte foi terceiro.

Ryan Lochte tem no currículo três medalhas de ouro olímpicas: no revezamento 4x200 m livre nos Jogos de Atenas 2004 e nos 200 m costas e no revezamento 4x200 m livre em Pequim 2008. Além disso, soma outras duas de bronze e uma de prata. Desde os últimos Jogos, aproveitou o período sabático de Phelps para se firmar como principal nadador americano, conquistando no Mundial de Xangai 2011 cinco ouros.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..