Uma panfletagem de cunho educacional para motivar os alagoanos a entregar armas dentro da campanha do desarmamento reuniu, na manhã desta sexta-feira (27), o governador do estado, Teotônio Vilela Filho, o secretário de Estado da Defesa Social (SEDS), Dário César e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. O ato aconteceu na ladeira dos Martírios, próximo ao Palácio do Governo, e chamou atenção de motoristas e pedestres.
Vilela aproveitou o momento para lembrar a importância da iniciativa e pedir à população que se engaje na campanha. “As estatísticas comprovam que a população armada traz riscos por estar despreparada para utilizar o armamento. As armas devem estar com a polícia, que é responsável pela segurança de toda a sociedade”, colocou.
Nos panfletos havia dados em relação aos pontos de entrega, como isso deve ser feito e os valores das indenizações que variam de R$ 100 a R$ 300. Durante o ato, o governador conversou com motoristas mostrando a necessidade de que a campanha nacional alcance um número satisfatório em Alagoas.
“Para entregar a arma, o cidadão precisa em primeiro lugar solicitar um requerimento para poder realizar o transporte das armas. Os dados comprovam a importância desta ação e somente através dessa educação podemos diminuir a quantidade de pessoas armadas em nosso estado e no país”, alertou Vilela durante o ato.
Regina Miki – que está em Alagoas para avaliar as ações do Plano Brasil Mais Seguro , que completa hoje um mês – e o secretário Dário César não quiseram dar declarações à imprensa em relação ao plano, já que estarão reunidos ainda pela manhã com Vilela onde farão um panorama da sua eficácia em Maceió.
A reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Operacional ocorre a portas fechadas no palácio República dos Palmares e discute diversos pontos referentes ao plano.