Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), acompanhados por representantes do Instituto de Hidráulica Ambiental da Universidad de Cantabria, da Espanha, realizaram missão de reconhecimento à Lagoa Mundaú na última quinta-feira (26). Ao longo desta semana, também foram realizadas visitas aos municípios de Branquinha e União dos Palmares.
A Seplande é a responsável pela articulação entre o IH Cantabria e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), na formação de uma parceria que tem como propósito a troca de experiências e o desenvolvimento de um plano de ações voltado a municípios devastado pelas enchentes do ano de 2010.
Atualmente, três estratégias de cooperação já foram elaboradas: a criação de um Mapa de Inundações, a ser feito em parceria com a Sala de Alerta, o estudo das áreas de dragagem da Lagoa Mundaú, e a elaboração de um Plano Estadual de Mudanças Climáticas. De acordo com a assessora da Seplande, Alyne Vieira, essas foram as demandas iniciais levantadas pelo grupo, que poderá traçar novos objetivos para Alagoas.