A edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial do Estado (DOE) traz a mudança da lei nº 6.595, de 14 de abril de 2005, que dispões sobre a carreira de perícias forenses do serviço civil do poder executivo e de outras providências. Com isso, os cargos da perícia oficial serão reestruturados e a possibilidade de um concurso público aumenta.
Após a alteração na lei e a reestruturação dos cargos, a expectativa é de que o edital do novo concurso da perícia oficial seja publicado em agosto, trazendo diferenças do antigo processo seletivo, já que os candidatos serão contratados através de suas respectivas especialidades.
O concurso da área irá oferecer 85 vagas. Sendo assim, a perícia oficial, que atualmente tem um quadro deficitário, , 60 peritos criminais 40 médico-legistas, 5 odonto-legistas, 10 papiloscopistas, além de 18 técnicos forense, este último apenas para o nível médio.
A decisão veio em um momento em que profissionais da categoria reclamam de salários, condições de trabalho e realizam paralisações constantes. Ainda nesta sexta-feira, representantes da Perícia Criminal estarão reunidos com o governador Teotônio Vilela Filho e a secretária nacional de justiça, Regina Miki para discutir melhorias e o possível fim da greve que já dura 21 dias.