O capitão Moisés Melo, do Corpo de Bombeiros, que coordenou no último domingo (22) a operação de combate ao incêndio no Maceió Shopping confirmou que o centro de compras e a loja destruída pelas chamas não possuem certificado preventivo para funcionamento, emitido pela corporação. O laudo elaborado pelo capitão aponta ainda diversas falhas encontradas no shopping e pede a interdição do local.

O incêndio teve início na loja Levi’s, localizada no 2º andar do empreendimento, na ampliação do shopping. As chamas se propagaram rapidamente pela tubulação do ar condicionado e atingiram ainda outra loja vizinha, a Mister Cat’s. Apesar do susto não houve registro de feridos e com a ajuda dos militares dos Bombeiros, o fogo foi controlado.

No entanto, ao averiguar a situação do local, o coordenador da operação detectou diversas falhas que podem comprometer a segurança dos freqüentados do shopping mais antigo da capital alagoana. De acordo com capitão Moisés, alguns sistemas não funcionaram de forma adequada no momento do incêndio e houve a constatação de insuficiência no número de brigadistas.

“O relatório é claro quando traz os problemas encontrados no shopping. O sistema de bombas do local não funcionou assim como o sistema de combate de chuveiros automáticos. Outra falha foi a presença de apenas um brigadista, que teve o auxílio dos seguranças do shopping para conter as chamas”, relatou o capitão.

Mas outro fato foi o que mais surpreendeu capitão Moisés. “Quando pedi para que o local fosse evacuado e o desligamento da rede elétrica, fiquei surpreso com a inexistência de uma lâmpada de emergência, essencial quando ocorre evacuação em casos de pânico”, acrescentou o coordenador da operação.

Capitão Moisés confirmou também que o Maceió Shopping – assim como a loja Levi’s – não possui o certificado preventivo emitido pelo Corpo de Bombeiros, imprescindível para o funcionamento de estabelecimentos comerciais que atendem todos os requisitos que garantam a segurança dos clientes. “Estou com o relatório em mãos e será encaminhado ao Comando do Corpo de Bombeiros para que as medidas necessárias sejam adotadas”, finalizou.

Já o tenente-coronel Paulo Marques, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, sobre o assunto haverá uma coletiva de imprensa na manhã de hoje onde serão esclarecidos todos os pontos referentes ao assunto.

Em nota, a Superintendência do Maceió Shopping comunicou à sociedade alagoana e, essencialmente ao público consumidor, que todas as operações do shopping se encontram plenamente normalizadas e não há risco de interdição do empreendimento.

No último dia 17, o shopping foi vistoriado pela Diretoria de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros, quando não foram constatadas anormalidades.

O episódio ocorrido no último domingo 22 de julho, que culminou no sinistro em duas lojas satélites do shopping, consiste em fato isolado, visto que foi debelado nas dependências das próprias lojas, não comprometendo, de nenhum modo, as demais dependências do empreendimento.