Galba Novaes: "Conheço Maceió na palma da mão"

24/07/2012 02:11 - Política
Por Redação
Image

Dando continuidade à série de matérias com os candidatos à Prefeitura de Maceió, o CadaMinuto publica hoje a entrevista com Galba Novaes (PRB). O presidente da Câmara de Vereadores da capital alagoana disse que, se eleito, a sua grande obra será “cuidar as pessoas”.

Advogado e estudante de Jornalismo, Galba também acredita que o novo prefeito de Maceió será conhecido após o segundo turno das eleições. “Esta é uma eleição de dois turnos. Posso até enfrentar no segundo turno alguém do meu campo político. Não será surpresa”, colocou.

CadaMinuto - Por que seria um bom prefeito para Maceió?

Galba Novaes - Conheço a cidade de Maceió na palma da mão. Sei dos problemas de praticamente todos os bairros. Sei como resolver. Adoro trabalhar, acordo cedo e durmo tarde. Tenho essa vocação para o executivo muito viva dentro de mim. Sei montar boas equipes, estimular as pessoas e todos conhecem a minha fidelidade e lealdade aos compromissos.

Gosto de disciplina e cobro resultados. Junto com a nossa militância, intelectuais, sociedade civil e profissionais liberais, oferecemos o melhor programa de governo. Já li o de todos os demais candidatos, sem modéstia, nenhum se compara ao nosso.

Está registrado no TRE. Mais que isso: fui o primeiro candidato a apontar a Jornada Integral de Ensino, Consorciar os Serviços de Saúde (buscar a contrapartida das cidades do interior, que só tem a ambulância e recebem por serviços de saúde que não prestam) e executar o plano municipal de segurança. Só pra ficar em três pontos. Pra mim, a grande obra é fazer tudo para a cidade se desenvolver. Gerar emprego e renda. Agora, a mais importante obra ainda é cuidar das pessoas.

CM - Quem considera o seu principal adversário?
GN - Na minha vida política nunca escolhi adversários porque nunca fiz inimigos. Esta é uma eleição de dois turnos. Posso até enfrentar no segundo turno alguém do meu campo político. Não será surpresa.

CM - Como avalia suas reais chances de vencer as eleições?
GN - Havia um desejo das elites de polarizar esta eleição em torno de dois candidatos. Com a publicação das pesquisas sérias, registradas e supervisionadas, todo mundo viu o resultado: empate técnico entre quatro candidatos. Aí, a casa e a máscara caíram. Ninguém está soltando pesquisa registrada: por que será? A eleição está entrando nos eixos e a população está podendo comparar os candidatos, ainda que com pouca informação. Sinto-me absolutamente preparado e energizado para a missão de administrar o local que nasci e amo de paixão. Tenho orgulho da minha cidade e as pessoas gostam disso cada vez mais, mais e mais. Percebo que posso vencer esta eleição, pois ando na rua, converso com todo mundo e sempre fui muito bem votado.

CM - Acredita que a disputa para as eleições irá para o segundo turno?
GN - Como disse, as elites tentaram vender uma eleição de um turno só, mas o povo já mostrou que não será assim. Esta é uma eleição de dois turnos.

CM - Como avalia a gestão do atual prefeito de Maceió, Cícero Almeida?
GN - Não mudei um milímetro a minha opinião e sei que vou contar com o apoio do prefeito Almeida que fez uma das melhores gestões a que Maceió já assistiu. Mas, ele não conseguiu o mesmo sucesso nas áreas da educação, saúde e segurança. O povo, as pessoas, a nossa gente, todos ficaram relegados nestas questões e vou fazer uma revolução nestas áreas.

CM - Se eleito, qual seu principal projeto para Maceió?
GN - A grande obra é cuidar das pessoas. Quero que terminados os meus quatro anos à frente da prefeitura, as pessoas estejam mais felizes, mais contentes, vivendo melhor, mais esperançosas e com muito mais alegria.

CM - Como resolver o problema do transporte público em Maceió, uma das
principais reclamações da população?

GN - Este assunto será atacado de frente por mim. Não abrimos mão do corredor único, da valorização do transporte solidário. Pode conferir no meu programa: sou o candidato que apresentou as melhores ideias, um conjunto de ações que vai modificar de maneira definitiva a situação do transporte público.

CM - Como o novo prefeito de Maceió poderá ajudar o governo do estado a
combater a criminalidade?

GN- A imprensa acompanha a minha preocupação com o tema. Tenho vários parentes e amigos vítimas dessa violência que nos envergonha, nos apequena. Minha mãe foi alcançada por essa barbárie. O Plano Municipal de Segurança (só eu apresentei) será um conjunto enorme de ações que a prefeitura pode fazer e que tem reflexos grandiosos sobre a insegurança que atenta contra todos. O meu vice é um coronel da nossa briosa Polícia Militar. Essa escolha foi uma resposta à nossa visão de quão é grave a situação. O Coronel Ivon, um herói de guerra, vai ter uma grande missão na prefeitura, pois é um grande conhecedor do tema e tem o respeito da tropa.

CM - No campo da educação, o senhor tem algum projeto, como por exemplo, as escolas em tempo integral?
GN - Desafio qualquer um dos candidatos a debater este tema melhor do que eu. Conheço com profundidade. Sei como fazer a Jornada Integral de Ensino com dois períodos (manhã e tarde) e quatro refeições. Atividades de ensino e socialização. Ninguém é mais apaixonado por este tema do que eu. Fui eu quem introduziu este tema na sociedade e tenho muita fé que serei eu que terei a missão de colocar em prática.

CM - Já que as drogas são apontadas como o motivo principal dos índices de violência, a prefeitura pensa em investir em CAPS (Centros de Apoio Psico-Social) voltados para dependentes químicos?
GN - A droga é um flagelo e precisa ser contida com todas as nossas forças. 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..