Buscando novas tecnologias para incrementar o setor de laticínios da Cooperativa Pindorama, o gerente da divisão de alimentos, Jasse Rocha, foi um dos membros da comitiva alagoana que participou 40ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), em Juiz de Fora (MG). A Cooperativa Pindorama planeja ampliar o número de produtos derivados do leite.
Em março deste ano, durante visita a Cooperativa Pindorama, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou que vai apoiar o projeto de implementação de uma planta de leite em pó e leite tipo UHT (longa vida) na cooperativa. Atualmente, o laticínio da Pindorama produz leite pasteurizado, que faz parte do Programa Social do Leite, e manteiga, produto premiado no Concurso Lácteo do Ano 2011 - Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL).
O gerente da cooperativa revelou que uma das propostas da missão foi conhecer as alternativas de embalagens para o leite mais conhecido como longa vida. “Foi em busca de sistemas alternativos para embalar o leite longa vida, como garrafas plásticas e até sacos que armazenam o liquido com qualidade por até 180 dias. Pesquisar faz parte do estudo de mercado”, contou Jasse Rocha.
Em curto prazo a cooperativa planeja aumentar a produção da manteiga, já classificada de alta qualidade, e voltar a produzir o doce de leite, agregando valor a matéria prima. “Produzimos hoje 6 mil potes de manteiga por mês, número ainda pequeno, mas estamos estudando uma forma de ampliar essa produção sem perder a característica essencial do produto, o sabor marcante”, reforçou o gerente da divisão de alimentos.