Thomaz Bellucci, número 60 do ranking, mostrou uma incrível força mental e conquistou, na manhã deste domingo, de forma sensacional, o bicampeonato do ATP 250 de Gstaad, na Suíça, competição sobre o piso de saibro e que distribui 410 mil em premiação.
O número 1 do Brasil virou um duelo onde havia perdido o primeiro set com lance bizarro, desperdiçando cinco set-points numa vantagem de 6 a 1 no tie-break. Ele mostrou poder para marcar 6/7 (8/6) 6/4 6/2 diante do número 8 do mundo, Janko Tipsarevic, principal favorito do evento. O jogo durou 2h24min.
Bellucci ergue seu terceiro caneco na carreira, o primeiro após dois anos e cinco meses (última conquista em Santiago 2010) repetindo o título de 2009 em Gstaad quando bateu o alemão Andreas Beck na decisão.
Com a conquista ele soma 250 pontos e desconta 45 do 18º melhor resultado e subirá ao 40º posto do ranking recurando ao todo 40 postos nas três últimas semanas após a sequência de título no challenger de Braunschweig e semi no ATP 250 de Stuttgart, ambos na Alemanha.
O jogo
Bellucci começou o jogo frio e nervoso cometendo erros e dando a quebra pra tipsarevic que fez 2/0 e depois 4/1. O brasileiro passou a jogar consistente, sólido do fundo e empatou em 4/4 levando ao tie-break em games duros. No desempate o brasileiro ia perfeito, abriu 6 a 1 com winners e forçando o erro do rival. A partir daí o paulista amarelou, cometeu seguidos erros, a maioria não-forçados, deixou Tipsa virar e perdeu o set com uma dupla-falta bizarra com serviço que foi no lado oposto ao que é necessário. Tipsa marcou 7/6 (8/6) após 57 minutos.
Bellucci fez importantes primeiros games para apagar a bobagem do set anterior e voltou a ter confiança no saque para ir se mantendo no placar. no décimo game foi pra cima e num game perfeito deslocou o rival para quebrar e fechar por 6/4 empatando a decisão.
Na terceira etapa o tenista de Tietê saiu quebrando no segundo game contando com erros seguidos do sérvio no revés. Ele fez 3/0 e passou a ter chances de ampliar a vantagem, mas desperdiçou breaks nos games seguintes. Todavia no oitavo game Thomaz foi novamente pra cima, deslocou Tipsa e no terceiro match-point despachou winner para vencer o jogo por 6/2 beijando a quadra onde conquistou seu primeiro troféu.