Para assegurar que a população do Vale do Paraíba tenha acesso ao atendimento na área da Atenção Básica de qualidade, o governo do Estado entregou na sexta-feira (20) a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) do Programa da Reconstrução, localizada em Cajueiro.

A inauguração contou com a participação do governador Teotonio Vilela Filho, do vice-governador José Thomaz Nonô, secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo; além do prefeito, Palmery Neto; e a secretária municipal de saúde, Helineide Soares. Localizada próxima ao Hospital Municipal e o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de Cajueiro, a UBS contou investimento de meio milhão de reais do Tesouro Estadual e do governo federal.

Com esta ação, segundo Teotonio Vilela, o governo do Estado consolida mais um investimento do programa de reestruturação da Atenção Primária em Alagoas, que ainda irá contar com mais 30 UBSs, sendo 13 do Programa de Qualificação da Atenção Primária e 17 do Programa da Reconstrução, criado para sanar os efeitos nocivos das enchentes de 2010.

“Além das unidades já inauguradas nos municípios de Passo do Camaragibe, Paripueira, Ouro Branco, Piranhas, São José da Tapera e Penedo, Cajueiro passou a contar com uma unidade modelo, construída com recurso do Programa da Reconstrução. Por meio dela, esperamos que a população venha a ter acesso à saúde de qualidade, com um ambiente adequado, humanizado e que disponibilize um atendimento eficaz”, destacou.

O chefe do Executivo estadual informou que estão sendo construídas mais deste porte, que irão atuar no atendimento dos alagoanos que residem em outras regiões. “Com este trabalho, o governador assegurou que irá reestruturar a Atenção Básica em todo o Estado, porque só assim estará fortalecendo a saúde preventiva, evitando mais doenças, internações, gastos desnecessário e o sofrimento dos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, ressaltou o governador, ao lembrar que os esforços empreendidos nos últimos anos fizeram Alagoas saltar de 27ª para o 11º lugar no ranking da mortalidade infantil no Brasil.

O secretário da Saúde, Alexandre Toledo, relembrou que Cajueiro tem recebido atenção especial do Governo do Estado, destacando que o município tem avançado nas ações para a redução da mortalidade materna e infantil. . “Mensalmente, repassamos recursos para que a Prefeitura de Cajueiro possa investir na Atenção Básica do município. Nunca isso havia ocorrido anteriormente, mas nosso propósito é qualificar e humanizar o atendimento primário em saúde para população do Vale do Paraíba”, disse Toledo.

Ao final da cerimônia de inauguração da UBS de Cajueiro, o prefeito Palmery Neto agradeceu o governo do Estado por mais este investimento realizado na área da saúde pública. “Sem sombra de dúvidas esta Unidade Básica de Saúde será muito importante para a população carente do nosso município. Além de prestar um atendimento de qualidade, ela está localizada próxima ao Caps e ao Hospital Municipal, visando facilitar o acesso e deslocamento da população”, afirmou.

Fluxo de atendimento da UBS

Quanto ao fluxo de atendimento da UBS de Cajueiro, os pacientes devem passar por uma triagem da equipe multidisciplinar do Programa Saúde da Família (PSF). Posteriormente, eles serão encaminhados para realizar consultas eletivas e de urgência na unidade, ter acesso ao calendário de vacinação, nebulização e serviços odontológicos, além de realizar curativos e participar de atividades que tenham como foco a promoção da saúde.

Nos próximos meses o governo deverá entregando mais UBSs do Programa da Reconstrução e Qualificação da Atenção Primária. Até esta sexta-feira (20), o governo do Estado já fez a entrega de oito UBSs, sendo contemplados os municípios de Passo do Camaragibe, Paripueira, Ouro Branco, São José da Tapera, Piranhas, Penedo, Tanque D’Arca e Cajueiro.