Jogando em casa, na Ilha do Retiro, o Sport até ensaiou uma surpresa para o Atlético-MG, líder isolado do Brasileiro, ao sair na frente no placar do jogo válido pela 11ª rodada, na noite deste sábado. Mas depois... Entrou em cena o ataque mais positivo do campeonato para comandar a goleada de 4 a 1 para o Galo, na quinta vitória atleticana fora de casa em seis partidas. Danilinho, Ronaldinho, Jô e Bernard marcaram para os mineiros, com Gilberto fazendo o dos pernambucanos.
Com a goleada, o Atlético chegou aos 28 pontos, 23 gols marcados e 15 de saldo. Segue mais líder do que nunca do Brasileirão pelo menos até voltar a campo na próxima quinta-feira, quando recebe o desfalcado Santos no Independência. Já o Sport estaciona nos 12 pontos, em 12º lugar, mas pode perder posições até o fim da rodada. Na quarta-feira, vai a Campinas (SP) enfrentar a Ponte Preta.
O Atlético-MG venceu o Sport por 4 a 1 e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro. Foi a quinta vitória fora de casa na competição em seis partidas. O Galo chegou aos 28 pontos e abriu no momento 10 pontos de vantagem sobre o quarto colocado, o que garante a equipe mineira pelo menos por duas rodadas entre os quatro melhores caso não consiga pontuar nas duas próximas rodadas.
A campanha do Galo neste Brasileirão é de um time equilibrado em todos os setores. A defesa é a segunda menos vazada com oito gols sofridos e o ataque mais poderoso com 23 gols.
O comportamento do time não vem mantendo uma estabilidade de equipes campeãs, como exemplo as duas vitórias recentes do time jogando no campo do adversário e contra o Figueirense e o Sport. A comparação com o Corinthians de 2011 nas rodadas disputadas até aqui não é mais válida. O Galo superou a invencibilidade do time paulista na competição do ano passado e conta com Ronaldinho Gaúcho assumindo um papel de protagonista da equipe, mas dividindo o holofote com os companheiros.
- Temos neste momento uma equipe equilibrada. Tento juntar minha experiência com juventude deles e faço meu papel de tentar colocar os atacantes na cara do gol. Esse é o meu papel no time hoje. Por isso não me preocupo em marcar muitos gols, disse Ronaldinho ao exaltar o espírito da equipe neste campeonato.
Noite inspirada de Bernard
A noite de sábado na Ilha do Retiro foi de um jovem. Bernard teve participação em todos os grandes lances do Galo e ainda marcou o mais belo dos quatro gols do time ao encobrir com muita qualidade e consciência o goleiro Magrão, sacramentando a goleada e a quinta vitória do time fora de casa. Bernard com 19 anos é a maior revelação do clube nos últimos anos.
Os grandes nomes saídos das categorias de base atleticana foram os goleiros Bruno e Diego Alves. Bernard quebra uma escrita de jovens que saem do CT em Vespasiano e não se firmavam na equipe profissional.
Desde que foi trazido para a equipe por Cuca, Bernard evoluiu em fundamentos que ele mesmo considerava falho, como a finalização. A evolução é notória ao ter calma e visão para marcar um gol de grande habilidade na goleada alvinegra.
- Dei passe para o gol, marquei o meu e fiquei feliz com meu desempenho. Quanto ao gol, sempre olho essa jogada nos treinamentos e vejo que o goleiro dá três quatro passos para frente, o que possibilita essa batida em diagonal que propiciou o lance do gol. O próximo compromisso do Galo é contra o Santos em BH, na quinta-feira, dia 26 de julho no Independência.