Os condomínios da parte baixa de Maceió que aderirem ao contrato de demanda podem obter uma tarifa diferenciada para o consumo de água. Após os investimentos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) na região do Poço a Cruz das Almas, por meio de uma parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o abastecimento está garantido e só falta água se houver algum problema localizado ou operacional mais grave.

Dessa forma, os carros-pipa não podem mais atender a região como fonte alternativa de abastecimento. “Os moradores estão sendo atendidos hoje pelas redes públicas de distribuição de água, seguindo a normalidade técnica, operacional e institucional vigentes. Carro-pipa não é sistema público de abastecimento de água”, frisou o presidente da Casal, Álvaro Menezes.

Segundo ele, desde outubro de 2011, a Casal vem fazendo campanhas informativas específicas, promovendo reuniões com condôminos e administradoras, visitando edifícios e ajustando sua estrutura tarifária para formalizar os contratos de demanda com condomínios comerciais e residenciais. Além da tarifa diferenciada, os condomínios que aderem ao contrato de demanda recebem vistoria técnica das instalações internas, revisão do cavalete de ligação e garantia do fornecimento de água dentro das normas legais vigentes.

Ainda segundo o presidente da companhia, o cumprimento da Lei 11.445 é importante não apenas para a Casal, mas para toda a sociedade, porque estabelece regras que visam à proteção da saúde pública e à universalização dos serviços de saneamento, com justiça na distribuição de água e na coleta de esgoto.

Menezes disse, também, que os contratos de demanda inauguram uma nova etapa no relacionamento da Casal com os seus clientes. “Temos que oferecer um tratamento diferenciado aos clientes fidelizados com a companhia”, salientou, acrescentando que parte dos investimentos na melhoria dos serviços de uma forma geral serão direcionados aos clientes amparados por contrato de fidelização.