PC Gusmão não ficou apenas na ameaça. O advogado do técnico do Ceará entrou com queixa-crime no Fórum da Capital contra o atacante Lucca, do Criciúma, pelos crimes de injúria e difamação. Segundo o advogado de PC, o objetivo principal da ação é preservar a imagem e a honra do treinador.

O problema nasceu durante o jogo entre Ceará e Criciúma, na 9ª rodada da Série B, que terminou com o placar em 2 a 2. Quando o Vovô perdia por 2 a 1, o goleiro do Tigre mandou a bola para a lateral para que um atleta do time catarinense fosse atendido. Entendendo como cera dos visitantes, o Ceará não devolveu a bola e marcou gol logo em seguida, gerando uma enorme confusão. Foi justamente nesta confusão que o atacante Lucca chamou PC Gusmão de 'vagabundo'

A queixa-crime agora deve ser distribuída a uma das 18 varas criminais em Fortaleza. Em seguida, o juiz determinará a remessa da citação até a cidade de Criciúma, por meio de uma carta precatória.

A expectativa do advogado de PC é que até o fim da próxima semana, o jogador tome ciência da queixa.

Lucca deverá prestar esclarecimentos em Santa Catarina e, posteriormente, deve haver uma audiência de conciliação.

O advogado do técnico exige uma reparação penal e uma reparação de ordem financeira.
Segundo o magistrado, qualquer reparação financeira recebida pelo técnico PC Gusmão será destinada a entidades filantrópicas.