O CadaMinuto teve acesso, nesta quinta-feira (19), a um documento do Partido Ecológico Nacional (PEN) que pode pôr fim ao imbróglio referente ao apoio da legenda durante a campanha eleitoral em Maceió. Protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dias antes das convenções partidárias, o ofício traz a declaração de que a Direção Nacional estará lado a lado do candidato Ronaldo Lessa (PDT).
Assinado pelo presidente nacional do partido, Adilson Barroso, o documento - que ainda não pode ser divulgado - é claro na afirmação de que o PEN já teria o candidato escolhido em Alagoas. “O Diretório Nacional da Executiva do PEN declara apoio à candidatura de Ronaldo Lessa em Alagoas”, diz o ofício do PEN Nacional, que notificou o diretório estadual para que num prazo de 48 horas fosse declarado o apoio público ao pedetista alagoano.
Apesar da determinação, o diretório estadual não manifestou apoio público a Lessa, o que levou dias após o partido sofrer uma intervenção nacional, em relação a não divulgação da questão. A entrada do prefeito Cícero Almeida no novo partido aconteceu devido ao apoio do senador Fernando Collor de Melo (PTB) e o portal teve acesso hoje à ficha de filiação do prefeito (foto ao lado).
A indagação de qual palanque Cícero Almeida subiria nessas eleições veio à tona com a divulgação ontem de que o deputado federal João Caldas, agora presidente estadual do PEN, confirmou ao CadaMinuto que as diretrizes de como será o processo em Maceió mostram que o candidato para o apoio formal já foi escolhido.
“Existe uma resolução do PEN e que será seguida. Então, estaremos apoiando a coligação ‘Nova Maceió’ que tem os candidatos Rui Palmeira e Marcelo Palmeira”, confirmou o deputado.
Sobre o apoio de Almeida a Lessa, Caldas explicou: “Se ele estiver no corpo do partido, vamos abrir o diálogo e iniciar uma conversa com Almeida. Não há vetos, nem má querência a permanência dele no PEN, mas essa é uma discussão a ser tratada com cautela. Mas o partido já tem seu candidato”, esclareceu João Caldas.
Nesta sexta-feira (20) deve acontecer uma reunião entre Cícero Almeida e João Caldas onde todas as questões serão discutidas.










