Sepaz realiza reunião para acompanhamento de plano de reestruturação

18/07/2012 23:58 - Maceió
Por Redação

Dois dias após a visita das representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) às unidades do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas), a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) realizou, nesta quarta-feira (18), a reunião semanal para acompanhamento da implantação do Plano de Reestruturação do Núcleo. A atividade aconteceu na Sala de Monitoramento.

O secretário da Paz, Jardel Aderico, repassou à equipe as impressões preliminares das juízas, discutidas durante reunião na terça (17) com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.

“Elas viram que temos um planejamento, um calendário de ações que estão sendo trabalhadas. Também entenderam que temos limitações de verbas e que algumas ações, muitas delas pontos importantes no plano, dependem da colaboração de outras secretarias. Mas as juízas deixaram claro que podemos tornar o Neas uma unidade modelo em medida socioeducativa no País”, disse.

Durante a reunião, também foram repassadas a execução das ações. O grande avanço foi a definição do início da grade de atividades dos adolescentes, em 30 de julho. “Os adolescentes têm aula curricular normal, aulas de artes, música, informática e educação física. Essa grade pretende fixar os horários em uma rotina definida para que possamos explorar melhor as atividades e preencher o tempo dos garotos”, explicou o superintendente de Proteção e Garantia de Medida Socioeducativa, Glauber Melo.

A grade de atividades vai inclui também duas horas diárias para cursos profissionalizantes, que serão implantadas ainda em agosto. As oficinas foram um item bastante citado pelas representantes do CNJ e estão em fase final de contratação com parceiros. “Além disso, é interessante dar um tempo ao adolescente para que ele se acostume às atividades e para que a equipe possa trabalhar possíveis resistências a essa nova rotina”, disse Glauber.

A reunião também contou com a presença dos gerentes das unidades de internação; membros das diretorias Médica, Pedagógica e de Egressos; coordenadores dos educadores sociais e da equipe técnica (assistentes sociais e psicólogos).
 

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