Por essa o prefeito Cícero Almeida não esperava. Sair do Partido Progressista (PP) e filiar-se ao Partido Ecológico Nacional (PEN) seria a cartada para conseguir liberdade de escolher os novos caminhos a seguir e qual candidato para apoiar nas eleições para a prefeitura de Maceió deste ano.

A corrida eleitoral começou e nesta quarta-feira (18), Almeida esteve junto com Ronaldo Lessa (PDT) no bairro do Jaraguá, onde percorreram algumas ruas mantendo contato com a população. A presença do gestor, considerado uma grande ‘arma’ da coligação "Maceió Cada Vez Melhor", é comemorada por Lessa que vê o engajamento de Almeida como fundamental no processo eleitoral.

No entanto, a alegria pode durar pouco tempo. Isto porque uma nova figura vai entrar na vida do prefeito de Maceió: o deputado federal João Caldas, que agora é o presidente estadual do PEN, a nova ‘casa’ de Almeida. E o imbróglio será formado, quanto a definição de qual candidato o partido irá apoiar neste processo eleitoral.

João Caldas conversou com a reportagem do CadaMinuto e garantiu desconhecer, ainda, a filiação de Cícero Almeida no Partido Ecológico Nacional. “A executiva não tem o conhecimento formal dessa filiação. Mas isto não quer dizer que não queremos o prefeito na legenda, mas esperamos a informação oficial deste novo membro do partido em Alagoas”.

O novo partido poderia passar despercebido no pleito, no entanto, as diretrizes de como será o processo em Maceió mostram que o candidato para o apoio formal já foi escolhido. “Existe uma resolução do PEN e que será seguida. Então, estaremos apoiando a coligação ‘Nova Maceió’ que tem os candidatos Rui Palmeira e Marcelo Palmeira”, confirmou o deputado.

Mas, se o prefeito se filiou ao PEN, o que acontecerá com o apoio prometido a Ronaldo Lessa, candidato da oposição de Palmeira? “Se ele estiver no corpo do partido, vamos abrir o diálogo e iniciar uma conversa com Almeida. Não há vetos, nem má querência a permanência dele no PEN, mas essa é uma discussão a ser tratada com cautela. Mas o partido já tem seu candidato”, esclareceu João Caldas.

Sobre a declaração de Almeida de uma suposta reunião entre Benedito de Lira e João Caldas em Brasília, a qual tratava da busca de mecanismos para retirá-lo da prefeitura, o deputado federal alegou não saber do assunto.

“Não houve essa reunião em Brasília. Sempre mantenho contato com o senador, até porque somos duas pessoas que caminhamos juntos em prol de Alagoas. Mas não tratei nada com Lira sobre esse assunto. Apenas estamos empenhados na campanha de Rui Palmeira”, finalizou.