Maioria dos candidatos a prefeito não possui nível superior

17/07/2012 13:01 - Política
Por Redação
Image

Segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um período de dez anos (2000-2010), a porcentagem de analfabetos é a mais alta do país, abrangendo 34% das pessoas acima de 15 anos. Esse perfil pode ser comprovado no eleitorado alagoano: 78% dos eleitores tem, no máximo, o 1° grau incompleto, e um terço desse universo é de analfabetos (26% do total de eleitores).

Considerando que nesses números que abrangem a população alagoana estão inseridos também os candidatos, a situação é preocupante. Entre os candidatos que pleiteiam ocupar a Prefeitura de Maceió, segundo registros do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria possui curso superior, onde apenas um detém o diploma do ensino médio.

Rui Palmeira, Ronaldo Lessa, Nadja Baia, Rosinha da Adefal, Galba Novaes, Alexandre Fleming e Jeferson Morais declararam ter concluído o terceiro grau. Já, Sérgio Cabral possui ensino médio.

No interior do estado, o quadro é outro, mais de 50% dos candidatos possuem o nível médio ou fundamental. Há também cidades onde os dois candidatos ao cargo de prefeito possuem o nível fundamental.

Dentre as cidades onde os candidatos não possuem nível superior completo estão Palmeira dos Índios, Senador Rui Palmeira, em Rio Largo, Murici , Anadia, Canapi , Mata Grande, Coruripe, Marechal Deodoro, Taquarana, Coite do Nóia, entre outras.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..