Cooperativa Pindorama dá inicio aos tratos culturais para safra 2012/2013

16/07/2012 15:54 - Maceió
Por Redação
Image

Com o objetivo de moer mais de um milhão de toneladas de cana-de-açúcar no próximo ciclo, a Cooperativa Pindorama está reforçando os tratos culturais na área de cana. Na última semana, a equipe técnica da Usina Pindorama começou a aplicar o calcário nas áreas de rebrotas. A calagem, como é tecnicamente chamado o trato, elimina a acidez do solo e fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.

Os tratos culturais, que são essenciais para potencializar a produtividade e rentabilidade, são utilizados também em outras lavouras da cooperativa. “Um solo que é ácido e não recebe a aplicação do calcário, com certeza, não dará bons resultados. O calcário baixa os níveis de alumínio, que são tóxicos para as plantas. Com o pó, o alumínio fica em um nível aceitável e a cultura se desenvolve com naturalidade”, explicou Adeilton Lourenço, técnico da Usina Pindorama.

Para utilização do trato cultural o técnico revelou que foram feitos vários estudos do solo. Após uma pesquisa, que colheu mais de cinco mil amostras de diferentes áreas plantadas foi definido a quantidade e a necessidade da utilização da correção do solo. “Em média utilizamos de duas a três toneladas de calcário por hectare. Ele bem distribuído, com a melhor conformidade e equilíbrio possível, garante uma eficiência maior do solo”, apontou Lourenço.

No ciclo 2010/2011 a Usina Pindorama esmagou 890 mil toneladas, e na safra 2011/2012 foram processadas 947.548 toneladas. Para safra 2012/2013 a expectativa é ultrapassar a marca de um milhão de toneladas moídas.

Por assessoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..