Em clima de festa foi aberto oficialmente na tarde desta sexta-feira (13), no Ginásio do SESI, no Trapiche da Barra, a edição dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal/2012), realizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Além de alunos/atletas das 130 escolas públicas e particulares que participarão dos jogos, a solenidade contou com a presença de professores, familiares e autoridades civis e militares.
A festa iniciou com apresentação de ginástica artística com crianças do projeto Caixa/Sesi. Em seguida foi realizada uma demonstração do judô e karatê com crianças participantes do programa Estádio Vivo. As apresentações foram encerradas com um show da banda de fanfarra da Escola Municipal Pedro Carnaúba, de Viçosa.
A solenidade oficial foi iniciada com a entrada das delegações das escolas participantes, e alunos do programa Bolsa Atleta Estadual, seguida das bandeiras de Maceió, do Estado de Alagoas e do Brasil, e da execução dos hinos nacional e de Alagoas pela banda marcial do Corpo de Bombeiros Militar. Logo após o aluno/atleta Andson Roberto, da equipe juvenil de handebol da Escola Estadual Professora Margarez Lacet, conduziu a tocha e acendeu a pira olímpica. O juramento do atleta foi feito pelo aluno, Carlos Eduardo, da equipe de futsal do Colégio Santíssimo, medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares 2011, em João Pessoa (PB).
O chefe de gabinete, Inácio Filho que representou o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, disse que o esporte é vida, transforma e dignifica. “O esporte acima de tudo unifica a todos, independente de credo, de cor e classe social. E nós vemos através do Jeal essa unidade entre as escolas municipais, estaduais, públicas e privadas”, ressaltou Inácio, desejando bons jogos para todos.
Representando o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, a secretária de Estado Adjunta do Esporte, Vânia Quintela, declarou que são momentos como esse que se ver a importância do esporte “que integra e educa. E nesse momento quero agradecer a todos que de uma forma ou de outra ajudaram para o sucesso dessa festa”, disse, Vânia.
A secretária reafirmou o compromisso da política pública de governo em massificar o esporte e descobrir talentos. “E o principal objetivo do Jeal é esse. Então vamos selecionar nossos melhores representantes que participar das Olimpíadas Escolares – etapa nacional. Vânia desejou feliz jogos e sugeriu aos alunos/atletas que depois dessa jornada fique na mente de cada um os momentos vividos durante os jogos. Finalizando, saudou a todos e declarou aberto oficialmente o Jeal/2012.
As competições dessa etapa do Jeal/2012 serão realizadas de 18 a 26 deste mês em ginásios e espaços esportivos de Maceió. Os alunos/atletas disputarão em 14 modalidades esportivas: atletismo, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, basquete, futsal, handebol, vôlei, taekwondo, badminton para alunos/atletas de 12 a 14 anos e o vôlei de praia (para alunos/atletas de 15 a 17 anos).
No total geral dessa etapa estadual participam aproximadamente 2 mil e 500 pessoas entre professores, técnicos, árbitros, voluntários e alunos/atletas. Só do interior são cerca de mil pessoas entre técnicos, professores e alunos/atletas, que vão se hospedar na Casa do Atleta ministro Aldo Rebelo, no Rei Pelé, com as três refeições diárias.
Busca por medalhas – Entre os alunos/atletas que disputam o Jeal existem aqueles focados no esporte que já foram ou são campeões na competição estadual, mas sempre almejaram melhores resultados nas Olimpíadas Escolares. Exemplo disso é o Andson Roberto, do handebol do Margarez Lacet, com três participações no Jeal e duas na etapa nacional. “Já fui campeão por duas vezes no Jeal, mas ainda estou atrás uma medalha nas Olimpíadas Escolares. Se Deus quiser vamos lutar para realizar esse sonho este ano”, disse.
Outra experiente aluna/atleta Myrella Moraes, da equipe de futsal do Colégio Rosalvo Ribeiro. Ela coleciona a participação em quatro etapas do estadual e sonha com uma Olimpíadas Escolares “Estou muito focada e treinando forte para conseguir realizar esse meu sonho”, afirmou.
O Jeal/2012 é eliminatória estadual para as Olimpíadas Escolares - etapa nacional que ocorrem em duas fases: de 6 a 15 de setembro, na cidade de Poços de Caldas (MG), para atletas de 12 a 14 anos; e de 25 de novembro a 8 de dezembro, em Cuiabá (MT), para competidores de 15 a 17 anos.