Serra ataca PT e promete dobrar número de ciclovias em SP

14/07/2012 16:32 - Política
Por Redação
Image

Em pedalada realizada neste sábado no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, o candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, atacou as políticas de incentivo ao uso de bicicleta na gestão petista da cidade e também no governo federal. Segundo o tucano, os petistas não criaram "um metro" de ciclovia durante o tempo em que governaram a cidade, nas gestões de Luiza Erundina e Marta Suplicy. Serra ainda deu a entender que as administrações sucatearam as ciclovias já existentes.

"Em oito anos de PT, não foi colocada uma bicicleta, um metro de ciclovia, ciclofaixa sequer", declarou.

Serra pedalou da estação Itaquera a um local próximo à estação Artur Alvim por uma ciclofaixa, inaugurada por ele quando era governador do Estado. Ele criticou também as ações do governo federal referentes ao assunto, e também um projeto feito pelo Ministério da Educação chamado "Caminho da Escola", quando Fernando Haddad, candidato petista, era ministro da pasta.

"No âmbito nacional, foi feita uma tentativa (de incentivar o uso de bicicletas) pelo Ministério da Educação, em um programa chamado 'Caminho da Escola', que era apenas uma tomada de preços para as prefeituras comprarem as bicicletas", afirmou. "Foi um fracasso retumbante. A única tentativa feita pelo Ministério da Educação."

Como propostas para melhorar e incentivar a prática em São Paulo, Serra prometeu ampliar o número de bicicletas para empréstimo, criar maior integração entre as estações de trem e metrô com o veículo de duas rodas e também aumentar de 183km para 400km as áreas de ciclovia, ciclofaixas e ciclorrotas.

Falsa Polêmica
Serra incentivou a prático do uso de bicicletas como meio de transporte, lazer e também como benefício à saúde. Questionado se considerava perigoso o tráfego em duas rodas pela cidade, o tucano respondeu que o risco "depende" da situação e do lugar.

O candidato também minimizou a matéria publicada no Diário Oficial de quarta-feira com o traumatologista Jorge dos Santos Silva, chefe do grupo de trauma ortopédico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, que afirmou ser perigoso andar de bicicleta em São Paulo, e afirmou que a polêmica criada em torno do assunto é "falsa".

"Para não colocar a vida de quem pedala em risco, recomendo não usar a bike (sic) no trânsito de São Paulo. É uma opção segura de lazer em cidades menores, parques públicos e em ciclovias instaladas na capital, aos domingos", declarou o médico no órgão do governo do Estado.

Segundo Serra, a publicação trouxe apenas uma entrevista com um traumatologista, alertando sobre os riscos da prática. "Essa é uma falsa polêmica, uma falsa pauta, colocada por uma 'rede suja' controlada pelo PT", disse.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..