Oficina incentiva orientação alimentar como rotina nos serviços de saúde

14/07/2012 00:35 - Saúde
Por Redação

 

A alimentação saudável, desde a infância, é essencial para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do ser humano. Para isso, é necessário que os profissionais da Saúde sejam capacitados para dar orientação àqueles que procuram o serviço de Atenção Básica.

Por essa razão, a Diretoria de Atenção Básica, por meio da Gerência de Nutrição, inicia na próxima terça-feira (17) a 5ª Oficina de Capacitação para Formação de Tutores para Implantação da Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável, com a participação de profissionais de saúde de 23 municípios. O evento acontecerá no Hotel Tambaqui, a partir das 8h.

“A oficina é mais uma estratégia de promoção alimentar do Ministério da Saúde, com o objetivo de impulsionar a orientação alimentar como atividade de rotina nos serviços de saúde”, disse Amália Alencar, gerente do Núcleo de Nutrição.

Desde 2009, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza oficinas voltadas para a formação de tutores nos municípios alagoanos, que serão encarregados de estimular os pais a fornecer aos filhos alimentos de qualidade, respeitando a identidade cultural e alimentar de cada região.

Nesses três anos, foram treinados 67 tutores de 30 municípios alagoanos. Dessa vez, participam profissionais de Barra de Santo Antônio, Boca da Mata, Capela, Colônia de Leopoldina, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Ibateguara, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Penedo, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Taquarana, União dos Palmares, Inhapi, Piranhas e São Miguel dos Campos.

Programação

Integram a programação do evento a apresentação da Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável, atividade prática com demonstração de preparo de refeições e proteção da alimentação infantil, construção de painel sobre como implementar ações para a prática da alimentação saudável de crianças menores de dois anos, entre outras.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..