Centenas de fiéis acompanham na manhã deste sábado (14) a missa de de sétimo dia do cardeal dom Eugenio de Araújo Sales, que morreu na noite de segunda-feira (9), aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa.

A missa é celebrada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta e é realizada na Capela das Almas, no subsolo da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Dom Orani decidiu celebrar a missa na Capela das Almas, e não na catedral, por que lá fica a cripta onde o corpo do cardeal está enterrado e onde o arcebispo fará uma benção especial ao fim da missa.

Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugenio Sales ficou à frente da arquidiocese até 2001, e se tornou referência na defesa de perseguidos políticos. Em 2008, foi divulgado que ele abrigou mais de 4.000 pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul entre 1976 e 1982. Dom Eugenio foi um dos prelados brasileiros que mais cargos ocuparam no Vaticano.

Ele morreu na segunda-feira (9) e na quarta-feira (11) o corpo do arcebispo emérito foi sepultado na cripta da Catedral. A cerimônia teve a presença de cardeais, arcebispos e bispos da igreja, além de outras autoridades e muitos fiéis.

Ainda na quarta, foi celebrada a última missa de corpo presente do cardeal, que durou duas horas. Ao final da missa, chamada Exéquias, celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, houve um cortejo.

Dom Eugenio foi o segundo cardeal a ser enterrado no chão da cripta da Catedral do Rio. Segundo a Arquidiocese, a cripta tem 25 mil nichos que podem ser adquiridos por qualquer pessoa, mas o chão do local é reservado aos bispos da Igreja.