Índice do Ipea revela grau de otimismo das famílias em relação à economia‏

13/07/2012 14:14 - Economia
Por Redação

A vigésima terceira edição do Índice de Expectativas das Famílias (IEF) aponta qual é o grau de otimismo das famílias brasileiras em relação à situação socioeconômica do país para os próximos 12 meses e também para os cinco anos seguintes. O índice, que será lançado na próxima terça-feira, 17, às 10h, na sede do Instituto em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea), apresenta ainda as expectativas sobre o comportamento da economia nacional por regiões, renda e escolaridade.

O lançamento será feito pela presidenta do Ipea, Vanessa Petrelli Côrrea, em entrevista coletiva, e terá transmissão ao vivo por meio do portal www.ipea.gov.br.

As informações coletadas em junho deste ano indicam as expectativas das famílias nos quesitos situação econômica nacional; condição financeira passada e futura; decisões de consumo (se o momento é adequado para consumir bens de consumo duráveis); endividamento e condições de quitação de dívidas e contas atrasadas; e mercado de trabalho, especialmente em relação à segurança na ocupação e ao sentimento futuro de melhora profissional.

IEF

O IEF é uma pesquisa realizada em 3.810 domicílios, em 214 municípios, abrangendo todas as unidades da federação. Utilizou-se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95% para o Brasil e para as cinco grandes regiões.

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..