Governo de AL vai investir R$ 6,3 milhões na área de laboratórios

13/07/2012 12:35 - Saúde
Por Redação
Image

Durante reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional (CIR), realizada nesta quinta-feira, em São José da Laje, com secretários municipais de saúde que compõem a 3ª Região, a diretora do Laboratório Central de Alagoas (Lacen) Telma Pinheiro anunciou que o governo de Alagoas vai investir R$ 6,3 milhões, recursos provenientes do Tesouro Estadual, em dez municípios.

Coordenada pelo secretário de saúde de Colônia Leopoldina Alessandro Ramos, a 3ª Comissão Intergestora Regional reúne os municípios de São José da Laje, Ibateguara, União dos Palmares, Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Campestre, Novo Lino, Jundiá, Joaquim Gomes e Colônia Leopoldina.

A aplicação dos 6,3 milhões pelo governo de Alagoas, como informa a diretora do Lacen Telma Pinheiro, visa o fortalecimento da Vigilância em Saúde, na área de laboratório, e vai contemplar dez municípios, sendo um por Região. “A iniciativa do governo de Alagoas tem como objetivo a descentralização do Laboratório Central, com sede em Maceió”.

Telma Pinheiro destaca ainda que a medida vai possibilitar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serviços de exames laboratoriais de média complexidade como dengue, hepatites, rubéola, baciloscopia e sarampo mais próximo de onde residem. “Vamos evitar que os pacientes do SUS se desloquem para o Lacen em Maceió para realizar exames”, afirma a diretora do Lacen.

Com os recursos destinados pelo governo de Alagoas, será possível a reforma, ampliação e modernização de laboratórios de saúde pública em cada Região de Saúde, ampliar a capacidade analítica, além de descentralizar e implantar técnicas laboratoriais com qualidade e biossegurança em saúde pública.

O secretário de saúde de Colônia Leopoldina, Alessandro Ramos, foi o primeiro a demonstrar interesse para que o laboratório seja implantado no seu município, que fica na divisa com o vizinho estado de Pernambuco. “Temos o prédio, recursos humanos e equipamentos, requisitos suficientes para montar o laboratório”, ressalta o coordenador da 3ª CIR.

Além de Colônia Leopoldina, os municípios de União dos Palmares e São José da Laje também têm interesse em sediar o novo laboratório do Lacen. Na próxima quarta-feira, 18 de julho, técnicos do Lacen vão visitar os municípios candidatos e verificar o que apresenta melhor estrutura para os investimentos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..