Appa dobra produtividade na movimentação de fertilizantes

13/07/2012 13:53 - Economia
Por Redação

O conjunto de medidas adotadas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para agilizar o escoamento de fertilizantes pelos portos paranaenses tem surtido efeito. Na última semana, tem se conseguido a movimentação de nove mil toneladas por dia e por navio atracado, chegando, em alguns casos, à produtividade de até 12 mil toneladas por navio ao dia.

Os resultados obtidos são decorrentes do comprometimento de todos os atores do sistema envolvidos no esforço de agilizar as operações. Os importadores conseguiram melhorar consideravelmente a logística de escoamento do fertilizante, liberando espaços na retroárea e tornando mais rápida a descarga nos terminais.

A cooperativa de transportes também contribuiu com a agilidade no fornecimento de caminhões na demanda que está sendo feita.

“O conjunto de medidas anunciado pela Appa não surtiria efeito sozinho. O comprometimento de todos os atores é o principal responsável pelo ganho que temos conseguido obter”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Números – No mês de junho, foram importados pelos Portos de Paraná 718 mil toneladas de fertilizantes, um volume 8% superior ao registrado no mesmo mês em 2011. Apesar da chuva que paralisou as operações em cerca de 15 dias no mês de junho, foi possível aumentar a produção em relação ao ano anterior.

No acumulado do ano, a movimentação de fertilizantes ainda apresenta queda de 14% no comparativo com 2011, reflexo do recuo nas exportações verificado nos primeiro quadrimestre fruto dos bons estoques do setor e a alta do dólar, que postergaram o início das importações do produto. Neste primeiro semestre, já foram importados 4 milhões de toneladas do produto.

Medidas – Para atender a crescente demanda dos navios de fertilizantes a Appa destinou, além dos dois berços preferenciais para fertilizantes, outros três alternativos para o recebimento do produto. Somam-se a estes berços os dois no Porto de Antonina, que também estão recebendo navios de fertilizantes, e o berço exclusivo da Fospar.

A nova medida, que está sendo aplicada pela Appa, dita que os navios que atracam nos berços alternativos têm o direito de concluir a operação de descarga antes da atracação do navio preferenciado para aquele berço. Antes desta norma, os navios de fertilizantes eram obrigados a desatracar com a chegada do navio preferencial para aquela vaga. Fora isso, todos os operadores tem que apresentar produtividade mínima de descarga de seis mil toneladas por dia. Caso a produtividade não seja cumprida, o navio é desatracado.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..