Cerca de 100 homens do Exército Brasileiro fazem, na manhã desta quarta-feira (11), um treinamento na Favela de Jaraguá. A operação intitulada “Operação Alagoas”, faz parte do Plano Nacional de Segurança- Brasil Mais Seguro e conta com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, além de um helicóptero que sobrevoa a área.

De acordo com o comandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada (59° BIMtz), coronel Pinto Sampaio, a operação é uma espécie de adestramento para preparar os militares, caso seja necessário invadir uma favela.

“Além de ser um treinamento, serve também como forma de integrar a Polícia Militar e o Exército. Permite que as tropas possam fazer atuações em um ambiente operacional, onde provavelmente pode ser chamada para intervir”, afirmou o coronel.

Ainda segundo o coronel, a impulsão na Favela de Jaraguá permite que a população veja a atuação da Polícia. “Eles se sentem mais seguros. Nós não iremos nos limitar apenas na Favela de Jaraguá, iremos também para outras regiões para garantir a lei a ordem”, disse o coronel Pinto Sampaio.

Os militares fazem abordagens e buscam drogas e armas. Até o momento nada foi encontrado e ninguém foi preso.