Sgap inicia programa de Gestão de Qualidade Total entre funcionários

10/07/2012 08:46 - Maceió
Por Redação
Image

A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) lançou entre seus colaboradores, o programa de Gestão de Qualidade Total (GQT). O evento aconteceu no auditório da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e reuniu aproximadamente cem servidores da Sgap. O programa lançado tem como estratégia uma administração orientada a criar consciência de qualidade, possibilitando a melhoria nos serviços organizacionais.

Entre os estágios de implantação do programa, estão: planejamento, organização, controle, implementação, análise de indicadores e educação continuada. A ferramenta escolhida para implantar o programa na Superintendência, foi o ‘programa 5S’, que é o ponto de partida e requisito básico para o controle de qualidade. Durante a apresentação do programa para os servidores, Ana Carla Alves, gestora de Qualidade da Sgap, afirmou que a chave para o sucesso do programa não é só a aplicação dos conceitos, mas a mudança cultural dos os envolvidos.

O programa 5S, também pode ser chamado 5 sensos; pois é um conjunto com 5 conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o humor, o ambiente de trabalho e a maneira de executar as rotinas e suas atitudes. As palavras japonesas iniciadas com “S” que dão origem ao termo são: Seiri (senso de ultilização e descarte), Seiton (senso de ordenação), Seisou (senso de limpeza), Seiktsu (senso de higiene e saúde), e o Shitsuk (senso de disciplina).

O superintendente geral da Sgap, tenente-coronel PM Carlos Luna, afirmou que o programa só tende a trazer benefícios para os servidores e ao ambiente de trabalho. “Eu tenho como meta de vida tanto pessoal quanto profissional, aproveitar as dificuldades para transformá-las em oportunidade. Se aplicarmos esses conselhos passados na tarde de hoje no nosso convívio diário, seja no ambiente familiar ou no profissional, a oportunidade de todos alcançarem objetivos mais altos, aumenta ainda mais”, declarou.

Ana Carla Alves, se mostrou satisfeita com a participação dos servidores durante a apresentação do programa e disse que espera que todos os sensos sejam reproduzidos no dia a dia dos colaboradores. “Durante a tarde da apresentação os funcionários interagiram e demonstraram comprometimento, atenção e interesse. Com o trabalho em equipe e a conscientização de todos, esse sistema vai ser facilmente implantado”, destacou.

Os servidores elogiaram a preocupação da Superintendência e a intenção em melhorar o ambiente de trabalho. A gerente de Educação, Andréa Rodrigues, afirmou que todos devem seguir os exemplos expostos para conquistar um ambiente de trabalho muito melhor. “Gostaria que as pessoas realmente reproduzissem as dicas, conselhos e conceitos apresentados. Se todos tivessem esse senso de conscientização, o trabalho se tornaria muito mais fácil”.

Programa de Gestão de Qualidade Total - Programa que foi criado no Japão por Kaoru Ishikawa, em 1950, que visa facilitar a rotina diária das pessoas, através de educação e treinamento, passando a ser um processo contínuo que deve existir tanto no ambiente de trabalho quanto em nossa vida pessoal.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..