Conselho de meio ambiente faz reunião ordinária e encaminha ações

10/07/2012 12:08 - Maceió
Por Redação

O Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM) realizou hoje, no Palácio República dos Palmares, sua 232ª reunião ordinária. Os 33 pontos da pauta foram apreciados. Entretanto, alguns temas mereceram maior destaque e encaminhamentos. Entre eles, a formação de uma equipe técnica para verificar as condições do emissário submarino e o incentivo à campanha educativa para correta destinação do lixo resultante das vacinas utilizadas em animais.

 

A reunião foi presidida pelo diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, por conta da ausência do presidente, o vice-governador José Thomáz Nôno, e do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luis Napoleão Casado Arnaud Neto. “Essa reunião aconteceu de modo tranqüilo, todos os pontos foram apreciados e votados, houve apenas um destaque em relação a um empreendimento no litoral sul, mas a dúvida foi esclarecida”, afirmou Adriano Augusto.

 

Na Tribuna Livre, Judson Cabral, representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) no Cepram, solicitou a formação de uma equipe para realizar visitar técnica ao emissário submarino e à estação de tratamento de esgoto da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A preocupação é com a emissão de esgotos sem tratamento direto ao mar, diferente do que determina o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

 

A equipe técnica foi formada por representantes do IMA, Crea, Universidade Federal de Alagoas (ufal), Sindicato de Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). A visita foi marcada para a terça-feira da próxima semana, dia 17, às 15h. “O IMA tem instado a Casal a se adequar ao que determina a legislação ambiental, mas é importante que o Conselho tenha noção da situação e continue atuante no sentido de apontar as soluções adequadas”, argumentou Adriano.

 

Além disso, os conselheiros ainda indicaram o IMA para provocar a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) a promover campanhas educativas que incentivem a destinação correta de frascos, seringas e outros recipientes utilizados na vacinação de animais. Segundo a federação da agricultura, estima-se que há cerca de 40 mil criadores no estado.

 

No final da reunião e a pedido do presidente do Conselho, Adriano Augusto fez uma menção de parabéns e agradecimento ao ex-secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivã de França Vilela, que ficou a frente da Secretaria de janeiro de 2011 até o início do mês de julho.

 

A próxima reunião do Cepram ficou marcada para o dia 14 de agosto, às 09h30.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..