Sindmetal reforça convocação de protesto contra o veto ao Estaleiro

09/07/2012 13:39 - Maceió
Por Redação
Image

O SINDIMETAL – Sindicato dos Metalúrgicos de Alagoas, com o apoio da Federação dos Metalúrgicos do Nordeste, reforça o convite aos trabalhadores, de todas as categorias, entidades, estudantes e políticos que, de fato, defendem o povo, para participarem de um protesto, em frente à sede do IBAMA, a partir das oito da manhã, desta terça-feira, dia 10. O objetivo é derrubar o veto ao Estaleiro EISA no local projetado.

Vale enfatizar que, há dois anos, logo após o anuncio da vinda dessa mega indústria, o IBAMA disse que os 30 mil empregos gerariam “favelização em Alagoas”. O que indicou querer vetar a obra antes mesmo de realizar os devidos estudos da área. Após reação da sociedade a essa estranha afirmativa, o referido órgão chegou a conceder a licença prévia e ao ter sinalizado em liberar a licença definitiva, isso fez o Eisa obter o financiamento que lhe faltava e garantiu sua inclusão na licitação em que foi vencedor para construir, em Alagoas, cinco navios, para a Petrobras.

Depois dessa falsa expectativa favorável a causa pelo IBAMA, agora confirma o que antes já demonstrava fazer, no caso a triste surpresa de impedir a instalação do empreendimento, sem considerar que a área em questão, além de representar, apenas, 9% daquela que permitiu devastar em Pernambuco, por outro lado o citado órgão não acatou a contrapartida para recompensar a área de mangue com o replantio de outra muito maior.
Por tais motivos, não cabe afirmar que se trata de “área de preservação permanente”, como se preferisse a degradação de seres humanos ao invés da preservação do caranguejo na área que se propõe reflorestar.

Diante disso, como ficam a construção dos navios e o respectivo financiamento feito pelo banco estatal? Quem pagará os prejuízos dos estudantes, trabalhadores e empresas que investiram em cursos na qualificação da mão-de-obra e na tecnologia para o Estaleiro?
Inclusive, como fica o investimento que o SENAI fez, numa escola profissionalizante, em Coruripe, para atender o empreendimento? Desse modo, não justifica o IBAMA impedir que o progresso dos governos Lula e Dilma chegue à Alagoas. É dizer que a criação de 30 mil empregos geraria “favelização”, representa sabotagem e humilhação aos alagoanos.

O SINDIMETAL recomenda não invadir a parte interna da sede do IBAMA nem bloquear a via principal da Avenida Fernandes Lima. Várias caravanas de trabalhadores e estudantes já confirmaram presença, inclusive o Deputado João Beltrão e o Prefeito de Coruripe, Max Beltrão.

Também se espera a presença de representante da bancada federal, a quem estamos dando todo apoio para que se reverta esse insano veto.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..